O Comitê de Igualdade Racial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), sob a coordenação da juíza Adriana Maria dos Santos Queiróz de Oliveira, promove, na terça-feira (24), às 9 horas, uma edição especial de seu grupo de estudos, com uma roda de conversa sobre a vida e obra do Advogado abolicionista Luiz Gama. A data foi escolhida por ser o aniversário da morte do abolicionista, jornalista e escritor brasileiro.
O evento será transmitido ao vivo pelo canal do TJGO no Youtube. Acesse aqui.
Luiz Gama
Luiz Gama nasceu na Bahia, em junho de 1830, filho de uma escrava livre e de um aristocrata de origem portuguesa, cujo nome jamais foi revelado. Foi levado para São Paulo aos 10 anos, como escravo. No cativeiro, aprendeu a ler e escrever e conquistou judicialmente sua própria liberdade. Passou a atuar na advocacia e na literatura em prol dos cativos, tendo sido ainda jovem consagrado "o maior abolicionista do Brasil". Ele também foi considerado, posteriormente, como o Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil.
Sua verve literária atestada por críticas sociais e da política brasileira, continha denúncias às questões raciais, do ponto de vista negro, escrito na primeira pessoa, e foram demonstradas em inúmeras obras publicadas, como a coletânea de poemas satíricos, Primeiras Trovas Burlescas, publicado, em 1859. Ele morreu em São Paulo, no dia 24 de agosto de 1882, vítima de diabetes. (Texto: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO)