O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) apoia a campanha "24 Horas pelo Diabetes", empreendida pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), durante o mês de novembro. A campanha visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces da doença, bem como da adoção de medidas e comportamentos preventivos que podem ser incorporados para uma rotina saudável.
Ao aderir à campanha, o TJGO pretende alertar a magistratura e o funcionalismo do Poder Judiciário Estadual sobre a conscientização a respeito do cuidado com a saúde. Entre os dias 20 e 30 de novembro, as fachadas dos prédios do TJGO serão iluminados na cor azul, em alusão à campanha 24 Horas Pelo Diabetes.
24 Horas Pelo Diabetes
Desde 2020, o CBO promove uma série de ações no escopo do projeto 24 Horas Pelo Diabetes, uma iniciativa que tem alcançado êxito em seu esforço de esclarecer aos brasileiros sobre o tema.
O diabetes é uma doença que também afeta a saúde ocular. Uma das manifestações que atinge os olhos é a chamada retinopatia diabética que, se não for devidamente tratada, pode levar à perda parcial ou total da visão. As pessoas que sofrem com este quadro apresentam um risco 25 vezes maior de ficarem cegas do que as que não têm este diagnóstico. (Texto: Carolina Dayrell - Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações do Conselho Brasileiro de Oftalmologia)