O integrante da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), e titular da 3ª Vara Cível da Comarca de Rio Verde, juiz Gustavo Baratella de Toledo, participou nesta terça-feira (21), às 18h30, na sede da Escola Superior da Advocacia (ESA), em Goiânia, como representante do Poder Judiciário Estadual e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, do lançamento regional da Campanha Advocacia Sem Assédio. A iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), por intermédio da Comissão da Mulher Advogada (CMA), visa diminuir os casos de omissão e impulsionar a rede de proteção conjunta no enfrentamento à violência contra as mulheres.
O evento, que teve como objetivo debater sobre os recentes dados de assédio sexual e moral em ambientes jurídicos, foi realizado presencialmente, e contou com as participações da conselheira federal da OAB-GO, Ariana Garcia; da presidente do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-GO, Ludmila Torres, bem como da presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada (CNMA), Cristiane Damasceno.
A campanha se estende durante todo o ano, por meio da realização de eventos regionais, rodas de conversa e lives, além do monitoramento contínuo do canal de denúncias da OAB nacional, que recebe queixas de assédio moral e sexual sofridos nos fóruns, tribunais e escritórios de advocacia brasileiros.
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e pós-graduado em Direito Processual Civil Pela Universidade Cruzeiro do Sul (DF), o Juiz Gustavo Baratella de Toledo, além de integrar a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual do TJGO, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos na Universidade Federal de Goiás (UFG). (Texto: Carolina Dayrell – Centro de Comunicação Social do TJGO)