A Diretoria do Foro da Comarca de São Luís de Montes Belos, em parceria com a Secretaria da Assistência Social e a Prefeitura Municipal local, realizou no último sábado (15), casamento comunitário que regularizou o matrimônio civil de 48 casais. Na abertura do evento, a juíza Julyane Neves agradeceu o apoio para a realização da cerimônia. A festa pública teve ampla decoração, jantar e a doação de 45 alianças que coroaram a ocasião.
"Ao Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Carlos França, e ao corregedor-geral, desembargador Nicomedes Domingos Borges, meus agradecimentos pelo apoio com a ideia do casamento comunitário, mas que em virtude de compromissos marcados anteriormente, não puderam comparecer, mas deixaram registrados as suas mais honrosas considerações com o nosso evento", afirmou Julyane Neves na abertura do evento. Os agradecimentos se estenderam aos parcerios do evento e aos cartórios extrajudiciais daquela comarca, que, segundo a magistrada, fizeram trabalhos extraordinários para disponibilizar todas as certidões em tempo para o evento, "como também às Polícias Civil e Militar e os representantes religiosos".
A juíza Julyane Neves reconheceu também a dedicação dos servidores do Fórum que se dispuseram a ajudar na preparação e execução do casamento comunitário, em especial à equipe organizadora do evento composta pelo secretário Nailson Júnior, pela assessora Ana Luísa Borges e o conciliador Wagner Gomes.

Ao som da Marcha Nupcial, orquestrada pela banda convidada, cada casal entrou pelo tapete vermelho, aplaudidos pelos familiares e convidados. Após a entrada, os casais foram chamados à frente para expressarem a livre e espontânea vontade de aceitarem um ao outro como marido e mulher. Ao final, com as formalidades do art. 1.535 do Código Civil, a magistrada Julyane Neves, atuando como juíza de paz Ad hoc, declarou os noivos casados, em um momento emocionante que contou com a troca das alianças.

Segundo Julyane Neves, um dos principais objetivos deste casamento comunitário foi contemplar casais que há muito tempo viviam em união estável. Dona Rosalba, que há vinte e um anos compartilha o mesmo lar com João Maria, fez questão de agradecer a equipe pelo evento. Contou que se conheceram um dia enquanto ela visitava seu irmão. José morava na casa em frente. Foi amor à primeira vista. Um mês depois, passaram a morar juntos e já somam mais de duas décadas de amor e companheirismo.

Fabiana e Douglas vinham de términos de relacionamento quando ele solicitou sua amizade no Facebook. Ela não deu muita importância, e só um mês depois, quando interagiram em um grupo de WhatsApp, é que iniciaram conversa privada. Chegaram a trocar mensagens durante vinte e uma horas em 19 de agosto de 2015. No outro dia se conheceram pessoalmente e em pouco tempo já estavam morando juntos. Com sete anos de relacionamento, já possuem uma filha e estão muito felizes. Eles disseram que não esperavam algo tão grandioso e bonito como esse evento.
Uma rede social também foi responsável pela união de Simone e João Batista. No início, ela não tinha intenção por nada mais a não ser uma amizade. Mas, com o passar do tempo e várias conversas, o medo deixado por relacionamentos passados foi vencido e Simone reconheceu João como um homem verdadeiro, sincero e de coração puro, aceitando-o em seu coração e se apaixonando novamente. Logo a distância de Goiânia, onde ela morava, e São Luís, foi vencida e passaram a se encontrar pessoalmente. "Sempre fui independente, sou mãe, realista, transparente, honesta, tenho caráter, sofri muito e hoje o João é o melhor homem da minha vida, um homem maravilhoso, incrível e extraordinário, amigo tudo pra mim e pro meus filhos, sou grata por ele existir na minha vida e grata a Deus por me conceder um sonho de me casar pra vida toda e até que a morte nos separa. Quando se tem esperança, a alma floresce sorrindo todos os dias. O amor verdadeiro enfrenta qualquer obstáculo da vida por está com seu amado", disse Simone. (Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações da Comarca de São Luís de Montes Belos)