Com o objetivo de facilitar a composição da lista anual de jurados com o recrutamento de voluntários que demonstrem interesse e real preocupação com a Distribuição da justiça, as comarcas de Valparaíso de Goiás e Bom Jesus de Goiás, de forma inédita, disponibilizaram formulários, através do google forms, para facilitar o cadastro de jurados voluntários. As varas do Tribunal do Júri de todas as comarcas, por imposição legal, são obrigadas a formar listas anuais que podem variar de 80 a 1.500 nomes, conforme a respectiva população.
A campanha visa facilitar o trabalho dos magistrados na procura por pessoas com o perfil de jurado. O jurado voluntário não demonstrará qualquer inconformidade com a redução dos pedidos de dispensa e até adiamentos de sessões de Julgamento. Conforme informam as diretorias do foro locais, voluntariamente, o jurado participará com motivação e prestará atenção nas manifestações das partes, com melhor compreensão das questões debatidas e apto a realizar um julgamento isento e consciente. Haverá, também, maior possibilidade de compor a lista por cidadãos de várias classes e segmentos. Garante-se ainda maior representatividade popular em julgamentos tão importantes como nos crimes contra a vida.
Para ser jurado voluntário, é necessário ser brasileiro nato ou naturalizado, ter mais de 18 anos, não ter sido processado criminalmente, ter boa conduta moral e social, estar em pleno gozo dos direitos políticos e prestar o serviço gratuitamente (voluntário).
As pessoas interessadas em serem jurados voluntários deverão comparecer presencialmente, até o dia 20 de setembro de 2023, nas varas criminais das respectivas comarcas, apresentando os documentos pessoais (RG, CPF) e comprovante de endereço e o formulário disponível nos links: Bom Jesus de Goiás e Valparaíso de Goiás, devidamente preenchido. (Centro de Comunicação Social)