O Juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), Aldo Sabino regulamentou, por meio da portaria nº 01/2021, o Gabinete virtual no âmbito de sua unidade administrativa. A ferramenta foi criada, nos termos da Resolução do CNJ 372/2021, haja vista que a utilidade da mesma permitirá o acesso aos usuários internos e externos aos gabinetes judiciais. O acesso ao atendimento se dará por meio do link do site do TJGO.
O Magistrado argumentou que embora o balcão virtual não seja obrigatório nos gabinetes judiciais, é certo que a sua implantação nele traz vantagens para os usuários internos e externos do Poder Judiciário Estadual, e para a racionalização do serviço judiciário, bem como para o cumprimento da garantia constitucional prevista no artigo 5º da Constituição Federal.
A sala virtual permanecerá aberta em todos os dias úteis, das 11 às 12 horas para os atendimentos solicitados. Nos casos de emergência ou de urgência, a solicitação de atendimento por videoconferência deverá ser enviada pelo e-mail institucional agssfreitas@TJGO.jus.br, contendo a mensagem em caixa alta emergencial ou urgente no título e no corpo do e-mail, para efeito de atendimento imediato. Os atendimentos terão duração máxima de 10 (dez) minutos, ressalvado o caso de manifesta complexidade da solicitação. (Texto: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)