O novo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Walter Carlos Lemes, empossou nesta sexta-feira (1º) o ouvidor do Poder Judiciário do Estado de Goiás, desembargador Carlos Alberto França, o suplente, desembargador Guilherme Gutemberg Isac Pinto, e os três novos juízes auxiliares da Presidência, Cláudio Henrique Araújo de Castro, Fabiano Abel de Aragão Fernandes e Sirlei Martins da Costa. A solenidade foi realizada no salão nobre da Presidência.
Em seu discurso, Walter Carlos, que também foi empossado na manhã desta sexta-feira (1º), agradeceu o comprometimento dos magistrados que aceitaram o convite para integrarem sua equipe e parabenizou os nomeados.

Inovação
É a segunda vez que Carlos Alberto França estará à frente da Ouvidoria – a primeira, em 2012, foi durante a primeira gestão de Leobino Valente Chaves. Em seu discurso de posse, o novo ouvidor já adiantou novidades: uma linha direta do órgão com juízes do interior, para acompanhar requerimentos digitalmente, com funcionários exclusivos para a atividade. “O Magistrado deve dispensar sua energia para sua função primordial, que são as atividades judicantes. A Ouvidoria estará a disposição para contribuir e evitar esse desgaste, de acompanhar via telefone. O órgão não vai só cobrar providências, mas, sim, dar apoio e ser parceiro e, junto com magistrados e servidores, elevar o nome da administração”.
Gratidão
Em nome dos juízes auxiliares da Presidência, Fabiano Abel de Aragão Fernandes discursou sobre a gratidão em ser convidado para o cargo de Juiz auxiliar da Presidência, que ele considerou ser uma “tarefa hercúlea”. Para explicitar seu sentimento, ele falou sobre a representação etimológica da palavra obrigada. “O termo nos vincula verdadeiramente a pessoa que nos concedeu algo, e é com honra que recebo e que vou servir ao cargo”, disse em referência ao convite feito pelo presidente Walter Carlos.
Ainda em seu pronunciamento, o Magistrado falou sobre a tragédia ambiental de Brumadinho, em Minas Gerais, e afirmou que “o papel do Poder Judiciário, justamente, é lutar contra injustiças e contra poderosos que acreditam que o dinheiro está acima de tudo”.
Carlos Alberto França
Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG) em 1990, mesmo ano que ingressou na magistratura. Começou como juiz na comarca de Alto Paraíso e depois passou por Planaltina e Formosa. Na capital, chegou em 1995, tendo atuado no 5º Juizado Especial Cível, no 1º Juizado da Infância e Juventude, 6ª Vara Cível e 11ª Vara Cível. Foi juiz substituto em segundo grau em 2010 e, no mesmo ano, se tornou desembargador. Foi ouvidor do Poder Judiciário do Estado de Goiás em 2012.
Cláudio Henrique Araújo de Castro
Formado em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em 1996. Pós-graduado em Direito Civil e Processual Civil pela Anhanguera Centro Universitário de Goiás, em 2003. Ingressou na magistratura em 1999 e passou pelas comarcas de Jandaia, Itumbiara e Trindade. Em Goiânia, atuou na 11ª e na 12ª Varas Cíveis. Foi Juiz auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Goiás (CGJGO) no biênio 2017-2019.
Fabiano Abel de Aragão Fernandes
Graduado em Direito pela Universidade Federal de Goiás em 1991. Começou sua carreira como juiz em 1993 na Comarca de Taquaral de Goiás. Passou também por São Luís de Montes Belos e Anápolis. Em Goiânia, atuou no 1º Juizado da Infância e Juventude, 1ª Vara Cível e 2ª Vara da Fazenda Pública e Municipal. Foi juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás no biênio 2016/2018.
Sirlei Martins da Costa
Formada em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em 1995. Ingressou na magistratura em 1997, tendo passado pelas comarcas de Alto Paraíso, Taquaral de Goiás e Planaltina. Em Goiânia, atuou na 3ª Vara de Família, Sucessões e Cível, 19ª Vara Cível e Ambiental e 1ª Vara de Família e Sucessões. Foi juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Goiás (CGJGO) no biênio 2017-2019.
(Centro de Comunicação Social do TJGO - Fotos: Wagner Soares)