
Representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) participam da 1ª Semana Nacional de Sustentabilidade do Poder Judiciário – Região Nordeste, na cidade de João Pessoa, Paraíba. O objetivo do encontro é refletir o papel do Poder Judiciário na construção coletiva de um futuro mais justo e sustentável, envolvendo pessoas e instituições comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Estão presentes o Juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Núcleo de Responsabilidade Social Ambiental e Inclusão (Nursai), Gustavo Assis Garcia, e a secretária do Nursai, Raquel Magalhães Antonini.
O evento, organizado pela Comissão Permanente de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com os tribunais da Região Nordeste, conta com audiências públicas, conferência de abertura, painéis temáticos e apresentações de boas práticas institucionais nos eixos de Meio Ambiente, responsabilidade social e governança, com participação de todos os ramos do Poder Judiciário. Na abertura, magistrados destacaram a importância do evento e informações baseadas no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas.
O juiz auxiliar da Presidência, Gustavo Assis Garcia, mapeou as práticas apresentadas pelas instituições da Região Nordeste avaliando as que seriam replicadas com efetividade no Judiciário goiano. “Participar deste evento reforça o compromisso do TJGO com as práticas voltadas à responsabilidade ambiental, social, cultural e de governança, além de promover uma valiosa troca de experiências entre os tribunais e fortalecer o engajamento do Judiciário na construção de uma Justiça mais sustentável e transformadora.”, ressaltou o Magistrado.
Já a secretária do Nursai, Raquel Antonini, entende que “o encontro traz a oportunidade da mudança de uma consciência individual institucional para uma consciência plural, de aplicação da política judiciária nacional de sustentabilidade”, finalizou. (Texto: Karineia Cruz- Centro de Comunicação Social do TJGO)