
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realizou, na última quinta-feira (30), no Fórum Cível Dr. Heitor Moraes Fleury, o 7º Encontro do Programa Magnólia. A iniciativa tem o objetivo de ampliar espaços de acolhimento e reflexão para pessoas envolvidas em processos por crimes de menor potencial ofensivo.
Na ocasião, cerca de 30 pessoas participaram de palestras e dinâmicas realizadas dentro da programação do evento. A condução dos trabalhos ficou sob a responsabilidade da titular do 3º Juizado Especial Criminal de Goiânia, juíza Maria Umbelina Zorzetti, e contou com o apoio da advogada Renata Nogueira de Oliveira.
Dentro da programação, usuários de drogas participaram de palestras e dinâmicas para promover conscientização, responsabilização e reinserção social. A vice-presidente do Interior da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Goiás (OAB-GO), advogada Edna Terezinha Ramos Costa Soares, trouxe a palestra “Virada de chave: empreender para recomeçar”, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Na sequência, a psicóloga Thayssa Maria Garcia Moiana realizou uma dinâmica interativa com os participantes.
O Programa Magnólia promove espaços de acolhimento e orientação, oferecendo alternativas educativas e sociais aos usuários de drogas, em substituição a medidas punitivas, pautado no enfoque humanizado, escuta e oportunidade de recomeço.