
A partir de segunda-feira (17), a Pinacoteca desembargador Camargo Neto, no térreo do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), recebe a exposição “A Sobrevivência das Raízes”, com fotografias de Luciene Camargo e Izabel Cristina Santana e Corrêa. A mostra, organizada pela Assessoria Cultural do TJGO, fica aberta ao público até 17 de dezembro, das 8 às 17 horas, e reúne registros realizados durante as expedições do projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania, em Cavalcante, norte do Estado.
As imagens revelam a força e a delicadeza das comunidades quilombolas Kalungas, destacando o cotidiano, as tradições e os rostos de um povo que resiste e floresce em meio à Chapada dos Veadeiros. O projeto, promovido pelo TJGO, leva serviços de cidadania, ações sociais e de saúde a regiões de difícil acesso, reafirmando o papel transformador da Justiça junto às populações tradicionais.
“Essas fotos nasceram do encontro entre o olhar sensível e o compromisso social. Cada registro é uma tentativa de traduzir o que vimos e sentimos ao lado dos Kalungas: a dignidade, a ancestralidade e o sentido profundo de pertencimento à terra”, afirma uma das autoras da exposição Luciene Camargo, servidora do TJGO e esposa do presidente Leandro Crispim.
Para Izabel Cristina Santana e Corrêa, fotógrafa e parceira de Luciene na mostra, “fotografar em Cavalcante foi mais do que documentar, foi reconhecer histórias que precisam continuar sendo contadas. O Raízes Kalungas nos ensinou que comunicar também é uma forma de proteger.”
A exposição, que será aberta oficialmente às 16 horas, na Pinacoteca, faz parte da programação permanente de valorização da cultura e da memória institucional do TJGO e convida o público a uma imersão estética e humana sobre o sentido de comunidade e resistência no território Kalunga.

Serviço
Assunto: Exposição “A Sobrevivência das Raízes”
Data: De 17 de novembro a 17 de dezembro de 2025
Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Local: Sala de Exposições Temporárias da Pinacoteca desembargador Camargo Neto – Sede do TJGO, Goiânia