
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) promove, neste sábado (28), das 8 às 15 horas, mais uma edição do PopRuaJud, no Estádio Olímpico de Goiânia. A iniciativa é desenvolvida pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e integra a política judiciária de atenção à população em situação de rua. O foco é ampliar o acesso à justiça, à cidadania e a serviços essenciais.
Com o tema “Justiça, Cidadania e Dignidade para Todos”, o mutirão é voltado a pessoas em situação de rua que necessitam de apoio, orientação e encaminhamento para serviços públicos. A ação reúne diversos órgãos públicos e unidades do Poder Judiciário em um esforço conjunto para garantir direitos e promover inclusão social.
Durante o evento, o TJGO disponibilizará uma série de serviços por meio de suas unidades. A Corregedoria-Geral da Justiça participará com o Programa Pai Presente, voltado à promoção do reconhecimento de paternidade.
Já a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar atuará com a Distribuição de materiais educativos, além de orientações e encaminhamentos.
O Centro Especializado de Atenção e Apoio às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CAV) do TJGO também oferecerá no local acolhimento humanizado, suporte técnico, social e psicológico a pessoas afetadas por violência.
A Ouvidoria do TJGO estará presente para o recebimento de denúncias e manifestações da população, enquanto o Núcleo de Responsabilidade Socioambiental (Nursa) disponibilizará ações de conscientização, com materiais informativos e orientações.
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (Nupemec) também integra a programação, com serviços de conciliação e mediação, incluindo reconhecimento e dissolução de união estável, pedidos de divórcio e demandas relacionadas à pensão alimentícia. (Texto: Sarah Mohn / Arte: Eduardo Lins – Diretoria de Comunicação Social do TJGO)