
O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Itaney Campos, conduziu na tarde desta segunda-feira (27) reunião com os membros da Comissão para traçar projetos a serem executados ao longo de 2025. Estavam presentes, além do presidente, a desembargadora Sirley Martins da Costa e os desembargadores José Carlos de Oliveira e Altamiro Garcia Filho.
Entre outras deliberações, foi definido que a comissão conduzirá o projeto de organização e publicação do segundo volume da coletânea de crônicas sob título “Não consta dos Autos - Histórias da Magistratura Goiana”, agora abrangendo relatos de magistrados do Primeiro Grau de jurisdição. A primeira edição foi organizada pelo desembargador Altamiro Garcia Filho e pelo historiador Nasr Chaul, com participação da Comissão de Memória, e foi lançada em novembro de 2024, com 600 volumes e bastante prestígio.
“Os projetos e eventos promovidos pela Comissão de Memória e Cultura do TJGO devem contar com o apoio, se possível a presença e o incentivo de nossos magistrados, não apenas porque fomentam o registro cultural e histórico da nossa instituição mas, também, porque é uma orientação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no sentido de que os tribunais cultivem e tornem públicas suas histórias e memórias”, observou Itaney Campos.
Também foi debatida a importância de a comissão criar um cronograma para executar o projeto “Encontros – Saberes, História e Memórias”, proposto pelo Juiz substituto em segundo grau Denival Francisco da Silva, e que consiste na realização de entrevistas, ao menos uma por mês, com desembargadoras e desembargadores aposentados do TJGO, gravadas em vídeo para posterior divulgação em todos os canais do tribunal.
Os membros da comissão presentes na reunião também falaram sobre como poderão trabalhar para incentivar magistrados a se alternarem na produção de artigos sobre a história do Poder Judiciário e, trataram, ainda, acerca da exposição dos quadros do artista Amaury Menezes, um dos mestres das artes plásticas em Goiás, cuja individual acha-se prevista para data próxima.
Enam
Finalmente, o grupo discutiu ações para o Encontro Nacional de Memória do Poder Judiciário (Enam) idealizado para fomentar as ações no âmbito da memória do Poder Judiciário Brasileiro, a partir da Resolução CNJ nº0316/2020, que instituiu o dia 10 de maio como Dia da Memória do Poder Judiciário, para incentivar práticas de preservação e divulgação da memória judiciária por todo país. A intenção da comissão do Poder Judiciário goiano é criar uma agenda com eventos durante toda a semana de comemoração, divulgando-se vídeos, artigos, crônicas e entrevistas em torno da história de Judiciário estadual.
Ficou definido também que, no curso deste ano, mensalmente será divulgado um artigo abordando aspectos da memória do Judiciário goiano e perfis biográficos de personalidades, de sua história, já falecidos. O presidente pediu a colaboração dos membros da comissão, no sentido de se fazerem presentes nos eventos da memória e cultura e lembrou que nesta fase de transição administrativa abre-se oportunidade para a substituição e renovação das Comissões do TJGO, pelo Órgão Especial. A Comissão tem também como integrantes os desembargadores Vicente Lopes da Rocha Jr., Roberto Horácio de Rezende e Elizeu José T. Vieira. (Texto: Patrícia Papini/ Fotos: Agno Santos – Centro de Comunicação Social do TJGO)