
O desembargador Carlos França passa a integrar o Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) como membro titular. A convocação ocorreu por critério de antiguidade, em razão da aposentadoria do desembargador Zacarias Neves Coelho. A nomeação foi assinada pelo presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, nesta quarta-feira, dia 5.
O chefe do Poder Judiciário estadual destacou a importância do retorno do desembargador Carlos França ao colegiado: “A experiência do desembargador Carlos França, que já presidiu o Órgão Especial durante suas gestões no TJGO, fortalece ainda mais o nosso colegiado. Sua atuação contribuirá de forma muito importante para as decisões deste tribunal”, ressaltou Leandro Crispim.
Carlos França expressou sua satisfação ao assumir a nova posição. “Para mim, é motivo de elevada honra e alegria voltar a compor o Órgão Especial como titular e, agora, de forma definitiva, enquanto estiver no TJGO. Voltar ao OE, depois de ter a enorme realização de presidi-lo por quatro anos, é engrandecedor para mim, e espero poder continuar contribuindo com o Judiciário goiano e com a sociedade naquele importante Colegiado, juntamente com os meus pares e sob a condução do presidente Leandro Crispim”, afirmou.
Trajetória
O desembargador Carlos França ingressou na magistratura goiana em 1990, atuando como titular em diversas comarcas, incluindo Alto Paraíso de Goiás, Planaltina, Formosa e Goiânia. De 2007 a 2009, foi 1º juiz-corregedor e diretor do Foro de Goiânia. Em 2010, tornou-se juiz substituto em segundo grau e, no mesmo ano, obteve acesso ao cargo de desembargador por merecimento, integrando a 2ª Câmara Cível.
No TJGO, compôs o Órgão Especial por dois biênios, integrou o Conselho Superior da Magistratura e presidiu a 2ª Câmara Cível. Também foi diretor da Escola Superior de Magistratura e vice-presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás. Ocupou o cargo de Ouvidor-Geral do Judiciário goiano e presidiu o TJGO em dois mandatos consecutivos (2021-2025), período em que também liderou o Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil (Consepre). Atualmente, preside a 2ª Câmara Cível do TJGO.