O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, e o defensor público-geral do Estado, Thiago Gregório, assinaram nesta quarta-feira (21) protocolo de intenções com o objetivo de formalizar cooperação institucional para atuação emergencial na comarca de Cavalcante. O ato, que aconteceu na comunidade Vão do Moleque, faz parte da programação do “Mutirão Direitos ao Alcance de Todos”, que acontece entre os dias 19 e 23 de maio naquela região quilombola. Na ocasião, Leandro Crispim também entregou recursos, de forma simbólica, para a construção do Armazém do Centro de Apoio ao Trabalho da Associação Quilombola Kalunga e do Centro de Apoio do Turismo no Vão do Moleque. Ao todo, foram disponibilizados R$ 270 mil.

A solenidade foi realizada no Galpão da Associação Vão do Moleque, que fica a 70 quilômetros da cidade de Cavalcante, e contou com a presença da diretora do Foro de Goiânia, juíza Patrícia Dias Bretas; do Juiz auxiliar da presidência do TJGO, Reinaldo Dutra; do juiz auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça, Társio Ricardo de Oliveira; da juíza do Foro de Cavalcante; Isabella Rebouças; do presidente da Associação Quilombo Kalunga, Carlos Roberto Pereira; dos defensores públicos Tiago Gregório e Breno Assis; e do presidente da Associação Kalunga Comunitária Engenho, Adriano Paulino da Silva.
Leandro Crispim destacou a importância da assinatura do protocolo, “que viabiliza a atuação conjunta do Poder Judiciário estadual e a Defensoria Pública na promoção de mutirões e atendimentos à população com o objetivo de garantir o acesso à justiça e à proteção dos direitos fundamentais da população de Cavalcante”, afirmou.
Tiago Gregório falou da alegria em assinar o Protocolo de intenções que permitirá o acesso à justiça dos moradores da comunidade local. Em seu discurso, citou o caso de uma mulher que ainda acreditava que a escravidão não tinha acabado. “A Defensoria sabe que para o acesso da justiça é preciso estar perto da comunidade. Esse sonho chega aqui no Vão do Moleque com a oportunidade de promover o acesso da justiça”, concluiu.
1.700 trabalhadores beneficiados
Com os recursos disponibilizados pelo TJGO para a construção do armazém, o trabalhador rural Martinho Fernandes dos Santos, de 52 anos, que produz arroz, farinha e mandioca para o próprio sustento, vai conseguir ampliar o seu negócio para a comercialização dos produtos Além de Martinho Fernandes, mais de 1700 trabalhadores rurais da comunidade do Vão do Moleque terão a oportunidade de garantir o sustento com a comercialização dos produtos.

O chefe do Poder Judiciário, desembargador Leandro Crispim, ressaltou a importância dos investimentos. “O Tribunal tem condições de promover melhorias na região, realizadas desde o ano passado. Quero pedir para que os recursos sejam bem utilizados, e, em setembro, estaremos aqui para a inauguração”, anunciou o presidente do TJGO.
Leandro Crispim ressaltou o trabalho do presidente da associação, Carlos Roberto, e se emocionou ao falar da atuação e persistência dele à frente da entidade em busca de melhorias para a comunidade Kalunga. “Eu não sou uma pessoa de fazer promessas, eu vim aqui para fazer as coisas com seriedade. Estou aqui para ser parceiro desse povo sofrido”, afirmou o presidente do TJGO.
Conquista de direitos
O coordenador do projeto, Juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, disse que o evento de entrega de recursos para a comunidade tem o objetivo de conquistar direitos. “As pessoas precisam ter acesso de forma concreta. E essa iniciativa, por parte do presidente do TJGO, nos direcionou para nos comprometer com vocês da comunidade Vão do Moleque para o fortalecimento da comunidade”, justificou.
A juíza Isabella Rebouças, titular do Foro da comarca de Cavalcante, enfatizou que o Tribunal de Justiça está na região para mostrar o apoio aos moradores, “já que nós precisamos da justiça”. “Agradeço ao presidente e à Defensoria Pública por entenderem a necessidade de construção do armazém. Continuem produzindo. Vocês têm condições de produzir para mostrar para o mercado”, afirmou a magistrada.
Já o prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, disse da honra em estar presente no evento, já que está vendo o avanço da ação do TJGO na região. “A criação desse armazém é a possibilidade de a comunidade gerar emprego e renda para ter uma vida melhor”, enfatizou.
Na sequência, o presidente da associação, Carlos Roberto, acrescentou que o ato é histórico, destacando que a parceria mudou o cenário da região. “O armazém vai oferecer um ganho de estabilidade na região para que as famílias tenham mais dignidade de vida.

No encerramento da solenidade, aconteceu a apresentação cultural do grupo de dança “Sussa Flor kalungas”. Também participaram do evento o presidente da Associação Comunitária do Vão do Moleque, Ronair José Dias; a vice prefeita de Cavalcante, Celiara Cristina Costa; o vice-presidente da Associação Comunitária do Vão do Moleque, Wellington Carlos; o delegado da Polícia Civil de Cavalcante, Fernando Costa; o comandante do 3º pelotão de Cavalcante, Carlos Alberto Pereira; o presidente do Conselho Tutelar local, Breno Sérgio; entre outros. Veja galeria de fotos

(Texto: Acaray Martins- Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)