
Representantes do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) se reuniram nesta segunda-feira (25), no Salão Nobre da Presidência, para a apresentação do balanço dos sete primeiros meses do Programa de Residência em Tecnologia da Informação (PRTI), iniciativa inédita no país. Na oportunidade, foram entregues kits contendo mochila para notebook e fones de ouvido aos 60 residentes da área de TI.
O encontro contou com a participação do Juiz auxiliar da Presidência, Gustavo Assis Garcia, responsável pela área de Tecnologia da Informação do TJGO; do coordenador do Programa de Residência em TI pela UFG, professor Eduardo Simões de Albuquerque; do secretário de Governança Judiciária e Tecnológica do TJGO, Gustavo Maciel; do diretor de Tecnologia da Informação, Glauco Cintra; da subdiretora-geral do TJGO, Leandra Vilela Chaves; e do diretor de Soluções em Tecnologia da Informação, Domingos da Silva Chaves Júnior.

A reunião foi conduzida pelo juiz auxiliar da Presidência, Gustavo Assis Garcia, que destacou o pioneirismo do programa no país. “É um programa que vem chamando a atenção de outras instituições, inclusive tribunais de outros estados, e tem funcionado como uma via de mão dupla. Por um lado, o TJGO ganha com a atuação de profissionais dedicados que estão participando dessa transformação digital e, por outro, esses mesmos profissionais adquiram experiência, conhecimento e habilidades para o desenvolvimento profissional, especialmente na prática, que é o principal objetivo do programa”, destacou, ao acrescentar que a parceria com a UFG é um dos pilares do sucesso da residência. “Foram mais de 700 inscritos no processo seletivo do programa, com 60 selecionados. E nossa expectativa é que se expanda ainda mais”, anunciou o Magistrado.
O secretário de Governança Judiciária e Tecnológica do TJGO, Gustavo Maciel, afirmou que o programa está colhendo bons resultados. “Vários projetos foram realizados com a efetiva participação dos residentes, painéis de BI, ferramentas importantes, como a solicitada pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) para realização de audiências assíncronas dentro do nosso sistema processual eletrônico (Projudi), que brevemente estará em produção e trará bons frutos para o jurisdicionado”, destacou.
Qualidade e inovação
O diretor de Tecnologia da Informação, Glauco Cintra, reforçou que o Programa de Residência Jurídica tem impulsionado a transformação digital no Poder Judiciário. “Para nós, é motivo de orgulho desenvolver essa iniciativa ao lado da UFG, uma instituição de referência nacional. O programa tem recebido inúmeros elogios pela qualidade e inovação do projeto”, afirmou.
O coordenador do Programa de Residência em TI pela UFG, professor Eduardo Simões de Albuquerque, também enalteceu a iniciativa. “Estamos muito felizes com essa parceria. Realizamos pesquisa com os residentes e constatamos índice de satisfação superior a 70%. É uma iniciativa inovadora e esperamos que se estenda para outras áreas de conhecimento de interesse da sociedade”, ressaltou.
O residente Alex Moreira de Andrade afirma que participar do programa tem trazido uma rica experiência. “Estamos aplicando na prática o que aprendemos na universidade e, ao mesmo tempo, contribuindo para projetos que fazem diferença no dia a dia do Poder Judiciário e na vida do cidadão. É uma oportunidade única de crescimento profissional e pessoal”, afirmou.

Presenças
Também participaram da reunião os professores da UFG, Iwens Gervásio Sene Junior, Eliomar AraúJo de Lima, Nivaldo Pereira de Morais Junior, Sérgio Teixeira de Carvalho, Edimar Vieira Dantas, a diretora de pós-graduação lato senso da UFG, Larissa Matuda Macedo; servidoras e servidores do TJGO da área de Tecnologia da Informação. (Texto: Karinthia Wanderley/ Fotos: Agno Santos- Centro de Comunicação Social do TJGO)