
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, empossou, na manhã desta segunda-feira (1º), no Salão Nobre da Presidência, o juiz Anddré Udyllo Gamal de Diniz Mesquita, em permuta concedida entre juízes estaduais, conforme Emenda Constitucional 130/2023 e regulamentada pela Resolução número 603/2024, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa é a segunda permuta entre magistrados da Justiça estadual realizada em todo o País, e por meio da qual possibilitou que o juiz Anddré Mesquita passasse a atuar no Judiciário goiano, e o juiz Lionardo José de Oliveira, por sua vez, no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina. A 1ª permuta foi realizada entre os estados de Ceará e Alagoas.
Também participaram da posse o 2º vice-presidente do TJGO, Gerson Santana Cintra; o desembargador Fernando de Castro Mesquita, pai do magistrado empossado; e o desembargador Fábio Cristóvão de Campos Faria.
Para o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Leandro Crispim, a permuta fortalece o sistema de Justiça e a dimensão humana. “A permuta entre magistrados de diferentes tribunais promove o equilíbrio das demandas regionais, estimula o intercâmbio de experiência, e fortalece o sistema de justiça como um todo. Além desse alcance institucional, a medida valoriza a dimensão humana da carreira, ao passo que transita a convivência mais próxima com a família. Ao juiz Lionardo José de Oliveira, agora nos quadros do Judiciário em Santa Catarina, manifesto sincero reconhecimento pela dedicação demonstrada em sua trajetória em Goiás e formulo votos na continuidade de sua carreira”, afirmou o presidente.

Leandro Crispim ressaltou ser uma honra receber o juiz Anddré Mesquita, que traz para Goiás a experiência adquirida em Santa Catarina. "Recordo ainda que Anddré Mesquita iniciou sua trajetória profissional como servidor desta Casa, o que torna ainda mais simbólico, agora, sua volta como juiz de Direito. Quero, de forma especial cumprimentar o desembargador Fernando Mesquita, colega e amigo de longa data, que hoje compartilha a alegria de ver seu filho como magistrado do Poder Judiciário goiano. Este ato me permite afirmar que sua posse tem, para mim e para este tribunal, um significado especial”, ressaltou.
O desembargador Fernando Mesquita destacou o quanto a qualidade do filho contribuirá para o Judiciário goiano. “Realmente a sensação é a melhor possível, porque é um resultado da AMB que faz com que os magistrados possam, por meio da permuta, continuar seu trabalho perto de seus familiares, neste caso da permuta do Anddré e do Lionardo. Anddré reúne qualidades como pessoa e como profissional que só acrescentará ao Judiciário goiano. O histórico dele já traz uma carga com uma produtividade altíssima. Tenho certeza que ele, como magistrado, está creditado para o sucesso e só vai engrandecer o TJGO”, observou.
Na oportunidade, o Magistrado empossado, Anddré Mesquita, agradeceu e destacou esse momento de posse junto aos seus familiares. “Queria agradecer todos os meus familiares, amigos, minha avó, que vem aqui prestigiar esse momento. Agradeço a oportunidade, decorrente das resoluções do Tribunal de Justiça de Goiás e Santa Catarina. Eu só tenho gratidão por tudo o que tem acontecido, fruto de trabalho, fruto de vontade. Quero dizer que pretendo dar muito orgulho à magistratura de Goiás, e principalmente a todos vocês que me viram crescer. Quero continuar com a imagem construída enquanto estive como servidor, quase dez anos, e sempre trabalhando bastante. Agora, como juiz, quero que a imagem continue a mesma ou melhor”, finalizou o magistrado.

Aprovado em diversos concursos
Anddre Mesquista, que atuava na 2ª Vara da comarca de Fraiburgo (TJSC), já foi servidor no Poder Judiciário goiano como escrevente judiciário. O Magistrado deverá assumir o posto na unidade da Vara da Infância e Juventude da comarca de Trindade. Além de Santa Catarina, o magistrado foi aprovado em vários outros concursos para a magistratura, como nos certames dos estados do Ceará, Roraima, Piauí e Rondônia.

Também participaram os juízes auxiliares da Presidência, Gustavo Assis Garcia e Lidia de Assis e Souza, também Ouvidora da Mulher substituta; a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins; a juíza Débora Letícia Veríssimo; o secretário-geral da Corregedoria-Geral de Justiça, Rafael Curado; o chefe do Gabinete Militar, coronel Dallbian Guimarães Rodrigues; a esposa do presidente e assessora da Presidência do TJGO, Luciene Camargo; e os familiares do empossado: o pai desembargador Fernando Mesquita e a mãe Sandra Mesquita; a vó Judith, a irmã Isadora, a tia Maria das Graças e o tio Marcelo, além dos amigos Marcos Túlio, Rafael e Saimon. (Texto: Karineia Cruz/ Fotos: Edmundo Marques- Centro de Comunicação Social do TJGO)
Leia mais sobre o assunto:
Órgão Especial do TJGO aprova permuta entre juízes de Goiás e Santa Catarina