
Na última semana do Mês da Presidência em Cavalcante, o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) realizará uma programação voltada ao fortalecimento da cidadania, da cultura e da inclusão social, como parte do Projeto Raízes Kalungas – Justiça e Cidadania. O presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, participará de atividades como a entrega do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) Prata, a inauguração do Armazém do Vão do Moleque, capacitações para profissionais da rede de proteção, distribuição de doações, feira cultural e o aguardado casamento comunitário de casais da comunidade Kalunga.
O presidente ressaltou o caráter transformador da iniciativa. “Estamos concluindo em Cavalcante um mês de intensas atividades, que representam mais do que a presença da Justiça no interior. Elas simbolizam nosso compromisso em aproximar o Judiciário das pessoas, fomentando desenvolvimento, solidariedade e preservação cultural. O Raízes Kalungas mostra como o trabalho conjunto pode transformar vidas”, afirmou Crispim.
A agenda tem início na segunda-feira (22), com audiência pública na Comunidade Vão de Almas, a partir das 9 horas, no Colégio Santo Antônio. Na terça-feira, a comunidade de Cavalcante terá uma edição do Mais Justiça Idosos, das 8 às 13 horas. Na quarta-feira (24), a programação prevê a entrega do CAT Prata, no Complexo do Prata, destinado ao fomento do turismo de base comunitária. No mesmo dia, será inaugurado o Armazém do Vão do Moleque, espaço criado para apoiar a produção local e ampliar as oportunidades de geração de renda. Ainda na quarta-feira, acontece a capacitação de profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e Conselhos Tutelares de Cavalcante, Teresina de Goiás e Monte Alegre, voltada para a ficha de notificação de violência. Em paralelo, serão promovidas a entrega de doações para instituições locais e o encontro “Além da Toga”, de reconhecimento aos servidores que atuaram na semana.
Na quinta-feira (25), a programação ganha um caráter especial com o casamento comunitário realizado no feira coberta de Cavalcante, quando será celebrada a união de casais da comunidade Kalungas. Também está prevista a feira cultural “Raízes em Festa”, marcada por apresentações artísticas, música, dança, artesanato e culinária típica da região. O encerramento do mês ocorre na sexta-feira (26), com um café da manhã de confraternização com servidores e um culto ecumênico em ação de graças.