
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, conduziu, nesta segunda-feira (2), o webinário 'Painel de Business Intelligence (BI) 2º Grau'. Durante o evento, foram apresentadas novas ferramentas e soluções tecnológicas desenvolvidas exclusivamente para auxiliar na gestão do fluxo de trabalho das unidades de 2º Grau.
As soluções foram desenvolvidas pela Secretaria de Governança Judiciária e Tecnológica do TJGO, Diretoria de Planejamento e Inovação, Diretoria de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Estatística e Diretoria Judiciária.
Participaram do evento virtual desembargadoras e desembargadores; juízas e juízes substitutos em 2º grau; o juiz auxiliar da Presidência, Gustavo Assis Garcia; a secretária-geral da Presidência, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; o diretor Judiciário, Thiago Borges Dutra de Castro; o secretário de Governança Judiciária e Tecnológica, Gustavo Maciel; o diretor de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Estatística, Antônio Pires; o diretor de Planejamento e Inovação, Diego César Santos; e a coordenadora de Assessoramento Estratégico da Secretaria de Governança Judiciária e Tecnológica; Susana Silva Araújo. Além dos servidores de gabinetes, também acompanharam o webinário as equipes das Unidades de Processamento Judicial (UPJs) do 2º Grau e das Secretarias de Câmara.
Gestão orientada por dados
Ao abrir o webinário, o chefe do Poder Judiciário goiano, Leandro Crispim, ressaltou que o TJGO investiu nas novas ferramentas e soluções apresentadas, na ocasião, por compreender que a tecnologia deve atuar como aliada das unidades de 2º Grau, diante da complexidade dos processos e do crescente volume de trabalho. Segundo ele, a proposta é que a gestão orientada por dados funcione como um mecanismo de suporte, capaz de fornecer diagnósticos precisos e facilitar a organização das atividades.

“A tecnologia, quando aplicada com responsabilidade e governança, desonera as equipes e qualifica o ambiente de trabalho. Ao instituir o Painel BI Gestão 2º Grau e a automatizarmos o monitoramento estatístico, fortalecemos a transparência institucional e garantimos que o foco das unidades permaneça no que é essencial, que é a entrega de uma prestação jurisdicional justa e célere”, observou o presidente do TJGO.
Ineditismo
O juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Gustavo Assis Garcia, orientou que as novas funcionalidades permitirão que os gabinetes das unidades tenham uma radiografia dos fluxos de processos diariamente. “É algo inédito. Trata-se da primeira ferramenta tecnológica desenvolvida especialmente para o 2º Grau. Ela vai, por exemplo, nos indicar processos Conclusos antes do prazo limite estabelecido pelo CNJ, para que as equipes possam se organizar, se programar para dar fluxo a essas demandas”, esclareceu.

Responsável por fazer a demonstração das funcionalidades do Painel de BI 2º Grau, o diretor Judiciário Thiago Borges Dutra de Castro apresentou a tela da plataforma, que contempla indicadores estratégicos, como feitos Conclusos há mais de 110 dias, acervo total e acervo ativo, processos suspensos, processos paralisados há mais de 30 dias, processos com prioridade liminar, filtros por classificador ou classe processual, entre muitos outros.
Relatórios diários
Ainda durante o webinário, o diretor de Inteligência Artificial, Ciência de Dados e Estatística, Antônio Pires, falou sobre o bot da solução de inteligência artificial AGAIA, que enviará diariamente aos julgadores de 2º grau, por meio do Whatsapp, a estatística automatizada contendo um resumo do fluxo em seus gabinetes, atualizações sobre acervo, processos Conclusos, suspensos e também sugestões para dar vazão às demandas que podem estar, por alguma razão, tramitando de forma mais demorada, o que auxiliará na redução de pendências de forma equilibrada e estratégica.
Segurança cibernética
A introdução de uma dupla cama de proteção para acesso ao Projudi pelos servidores do TJGO foi abordada pelo secretário de Governança Judiciária e Tecnológica do TJGO, Gustavo Maciel, que explicou detalhadamente como funcionará o novo esquema, com dois fatores de identificação dentro do sistema corporativo. “Ao assim proceder, o TJGO está cumprindo uma diretriz nacional de segurança aos sistemas do Poder Judiciário, evitando fraudes, acessos indevidos, crimes cibernéticos, entre outras situações adversas que, sem a devida proteção, podem ocorrer”, esclareceu.

DJEN e Domicílio Judicial Eletrônico
Por fim, a coordenadora de Assessoramento Estratégico da Secretaria de Governança Judiciária e Tecnológica, Susana Silva Araújo, reforçou a importância da observância da Resolução CNJ nº 569/2024. Conforme a norma, desde maio de 2025, todos os prazos processuais passaram a ser contados exclusivamente a partir das publicações no Domicílio Judicial Eletrônico ou no Diário de Justiça Eletrônico Nacional (DJEN), plataformas oficiais para a divulgação de atos judiciais do Poder Judiciário. (Texto: Patrícia Papini / Imagens: Agno Santos – Diretoria de Comunicação Social do TJGO)