
O fórum da comarca de Buriti Alegre passa a contar com uma estrutura mais moderna, acessível, sustentável e preparada para oferecer melhores condições de atendimento ao corpo funcional e ao cidadão. O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, em maratona de inaugurações nesta quinta-feira (23), entregou a revitalização e a modernização da unidade, a 58ª de sua gestão. Também foi inaugurado o Cantinho da Primeira Infância, espaço especialmente projetado para acolher crianças até seis anos de idade que acompanham pais, responsáveis ou familiares ao fórum.
Acompanharam ainda o chefe do Poder Judiciário estadual, o 1º vice-presidente do TJGO, desembargador Fabiano Abel de Aragão, o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, a ouvidora do Poder Judiciário, desembargadora Sandra Teodoro, e a desembargadora Maria Cristina Costa Morgado, que foi diretora do Foro local.
Segundo o presidente do TJGO, o programa de revitalização das comarcas reflete uma gestão pautada pelo planejamento e pela valorização do serviço público. "O Poder Judiciário entrega à cidade uma unidade mais preparada para oferecer melhores condições de trabalho às equipes e melhor atendimento a quem busca a justiça”, pontuou.

Durante a solenidade, o presidente do TJGO recebeu o título de cidadão buriti-alegrense, entregue pelo presidente da Câmara, vereador Carlos Sérgio Rabelo, e pelo prefeito Gabibaldo Ferreira Santana. “Recebo esse reconhecimento com humildade, porque nenhuma trajetória pública se constrói sozinha. É sustentada pelo apoio, pela confiança e pela presença das pessoas que caminham conosco. Acolho a cidadania de Buriti Alegre como uma honra partilhada e um dever permanente para com a cidade e sua população”, enfatizou Leandro Crispim.

Acolhimento e respeito
O corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, agradeceu a acolhida em Buriti Alegre e celebrou a revitalização do fórum e o Cantinho da Primeira Infância. “Hoje estou vendo atos de justiça. Justiça ao entregar para a população a revitalização desse fórum, que ao observarmos a transformações, vimos a grandeza que ficou essa obra e que Buriti merece. Certamente não foi só o espaço físico transformado, mas a própria mentalidade de receber as pessoas. O Cantinho da Primeira Infância é uma referência. Nesse local de cuidado, o Judiciário se atentou em servir e abrigar as mães e crianças que têm necessidade de vir ao fórum", reforçou.

A desembargadora Maria Cristina Costa Morgado afirmou que voltar ao fórum revitalizado representa revisitar a própria história e reafirmar o compromisso com a Justiça. "Foi nesta Comarca que dei os primeiros passos da minha vida como magistrada. Aqui aprendi que julgar é, antes de tudo, ouvir, compreender e servir às pessoas. Voltar aqui, tantos anos depois, e ver o que o Poder Judiciário entrega à população, com estrutura, qualidade e, sobretudo, cuidado, é uma emoção que não cabe em palavras. O Cantinho da Primeira Infância simboliza exatamente isso, uma Justiça que, além de eficiente, sabe acolher."

Para o diretor do Foro da Comarca de Buriti Alegre, juiz Raígor Nascimento Borges, a entrega reflete uma gestão presente e atenta às necessidades das comarcas. "A atual gestão conhece de perto a verdadeira a realidade, percorre todas as instâncias e, por vivência legítima, compreende as particularidades de cada local. Por essa razão, nesta oportunidade, o presidente promove o reconhecimento do empenho dos servidores por meio da revitalização do fórum. Cada intervenção tem um destinatário certo, o servidor a quem se oferece condições dignas para o exercício do seu ofício e, principalmente, o cidadão, que passa a ser recebido em um espaço à altura do respeito que a justiça lhe deve”, disse.

Atendimento digno
O representante do Ministério Público, promotor de justiça Rodrigo César Bolleli Faria, salientou que a revitalização do fórum representa um avanço para a prestação jurisdicional, ao proporcionar melhores condições de trabalho e um atendimento mais digno à população.

Representando a OAB-GO, o presidente da Subseção de Catalão, Thadeu Botêgo Aguiar, destacou que a revitalização fortalece as instituições e amplia o acesso da população à Justiça. Ele elogiou a implantação do Cantinho da Primeira Infância, ressaltando a importância de espaços de acolhimento para mulheres, crianças e famílias que utilizam os serviços do Judiciário.

Já prefeito de Buriti Alegre, Garibaldo Ferreira, afirmou que as obras beneficiam diretamente a população, ao oferecer um espaço mais moderno, acessível e preparado para atender os jurisdicionados. “O maior beneficiado por esta obra é o cidadão, que passa a contar com um ambiente mais digno e acolhedor para buscar seus direitos. Esse investimento demonstra respeito pela nossa população e confiança no desenvolvimento de Buriti Alegre”.

Obras realizadas
Contemplaram melhorias na área externa, com nova pavimentação e pintura das vagas dos estacionamento, com reserva de vagas especiais, para pessoas com deficiências, autistas, idosos, adequação das calçadas e rampas com piso tátil, nova iluminação das passarelas, melhorias no paisagismo e infraestrutura para futura instalação de carregadores de veículos elétricos.

Na edificação, foram realizadas a substituição da cobertura por telhas termoacústicas, instalação de 19 aparelhos de ar-condicionado inverter, ampliação e modernização dos halls de entrada do Fórum e do Tribunal do Júri, criação de sanitários acessíveis, adequações para instalação do Cantinho da Primeira Infância e para a sala do Conselho de Sentença, modernização dos ambientes das unidades judiciárias, readequação das instalações elétricas, substituição da iluminação e implantação da infraestrutura para os equipamentos de segurança e controle de acesso.
As fachadas também foram revitalizadas, com padronização das cores institucionais, instalação de brises em alumínio, painéis ventilados em ACM e pintura geral das fachadas, grades, caixa d'água e coberturas do estacionamento.
Presenças
Participaram da solenidade os juízes auxiliares da Presidência Gustavo Assis e Lidia de Assis e Souza; o diretor-geral Rodrigo Leandro; a diretora Administrativa do TJGO, Tatiana Rodrigues, a diretora de Engenharia e Arquitetura, Cybelle Saad Sabino; a primeira-dama do TJGO, Luciene Camargo; o chefe do Gabinete Militar do TJGO, coronel Dallbian Guimarães; o coordenador adjunto da área Cível da Coordenadoria da Infância e Juventude, juiz Élios Mattos de Albuquerque Filho; magistradas, magistrados, servidoras e servidores.
Confira mais imagens da solenidade
(Texto: Karinthia Wanderley e Karinéia Cruz / Fotos: Agno Santos – Diretoria de Comunicação Social do TJGO)