
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, recebeu nesta segunda-feira (27) a presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), desembargadora federal Maria do Carmo Cardoso, e sua equipe de auxiliares. Durante a visita institucional, foram apresentadas propostas de parcerias voltadas ao aprimoramento da prestação jurisdicional e também na área de tecnologia da informação.

Entre os principais temas discutidos esteve a integração dos sistemas eletrônicos dos tribunais, especialmente para otimizar a tramitação de precatórios e Requisições de Pequeno Valor (RPVs) oriundos da Competência delegada. A medida busca tornar a comunicação entre as instituições mais eficiente, conferindo maior agilidade e segurança à expedição desses documentos, além de reduzir riscos de fraudes.
Durante a reunião, também foram apresentadas propostas de cooperação institucional, como o interesse da Justiça Federal em conhecer o projeto Raízes Kalungas, com a possibilidade de levar os serviços federais à população atendida pela iniciativa e também a intenção de integrar os Pontos de Inclusão Digital (PIDs).

Parceria e aprimoramento
Para o presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, a visita da presidente do TRF1 e de seus auxiliares reforça a importância da cooperação entre as instituições e reafirma o compromisso dos tribunais com o aprimoramento contínuo da prestação jurisdicional. “O diálogo permanente e a construção de parcerias são fundamentais para o desenvolvimento de soluções conjuntas que promovam maior eficiência, inovação e qualidade dos serviços oferecidos à sociedade”, destacou.

A presidente do TRF1, desembargadora Maria do Carmo Cardoso, também reforçou a importância da parceria entre as instituições. “Nosso propósito é estabelecer convênios e ampliar as parcerias institucionais, porque acreditamos que a atuação conjunta é fundamental para prestar uma Justiça cada vez mais séria e eficiente. Também tratamos de soluções voltadas ao aperfeiçoamento dos procedimentos relacionados aos precatórios e às RPVs, especialmente por meio da integração tecnológica entre as instituições”. Ela complementou que toda a equipe do TRF1 foi bem recebida no TJGO, “o que reforça a confiança de que o diálogo resultará em importantes ações conjuntas”.
Presenças
Participaram do encontro os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Gustavo Assis Garcia e Marina Buchdid; o diretor do Departamento de Precatórios do TJGO, Uires Gomes Rodrigues; e os membros do TRF1: diretora-geral, juíza federal Dayse Starling Motta, o Juiz federal em auxílio à Presidência, Alysson Fontenele, o juiz federal Rodrigo Navarro, e o assessor parlamentar Alexandre Mendonça.

(Texto: Karinthia Wanderley – Fotos: Acaray Martins – Diretoria de Comunicação Social do TJGO)