
O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) realiza no dia 8 de setembro, a partir das 14h30, no Auditório da Escola Judicial de Goiás (Ejug), em Goiânia (GO), a 2ª edição do Programa ‘Juntos pela Integridade’. O evento busca fortalecer a cultura de integridade no Poder Judiciário goiano e ampliar a reflexão sobre condutas éticas, transparência e responsabilidade institucional. Os interessados em participar da programação já podem se inscrever por meio deste link.
A iniciativa foi lançada em outubro de 2025 pelo presidente do TJGO, desembargador Leandro Crispim, que na ocasião assinou uma carta de comprometimento, documento oficial de adesão aos valores de conduta íntegra e imparcialidade, em conformidade com as diretrizes da Resolução CNJ nº 410/2021.
Programação
Às 15 horas, logo após a solenidade de abertura, está prevista apresentação do 1º vice-presidente do TJGO e coordenador do Comitê de Integridade, desembargador Fabiano Abel de Aragão, e da juíza auxiliar da Presidência Lidia de Assis e Souza. Eles falarão sobre o Certificado do Tribunal 100% Transparente, alcançado pelo TJGO no Ranking do Conselho Nacional de Justiça 2026. Instituído pela Resolução CNJ nº 260/2018, o ranking é realizado anualmente e tem por objetivo estimular os órgãos do Poder Judiciário a disponibilizarem informações à sociedade de forma mais clara e padronizada, ampliando a transparência e facilitando o acesso aos dados.
Na sequência, às 15h15, a palestra ‘Observatório Nacional de Integridade e Transparência do Poder Judiciário (ONIT) - os atuais desafios e perspectivas do Poder Judiciário quanto ao tema será apresentada pelo desembargador Francisco Neto, do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina e membro consultivo do Observatório Nacional de Integridade e Transparência do Poder Judiciário (ONIT/CNJ).
A diretora de Prevenção e Conflito de Interesses da Secretaria de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União (CGU), Ana Vitória Piaggio Albuquerque, por sua vez, explanará sobre ‘Fortalecendo a Integridade no Setor Público’.
(Texto: Patrícia Papini - Diretoria de Comunicação Social do TJGO)