
Em continuidade ao ciclo de palestras sobre Inteligência Artificial no Poder Judiciário, a Escola judicial (Ejug) realiza, no dia 31 de agosto, em seu auditório, a palestra ‘Pesquisa em Inteligência Artificial: inovação e aplicações práticas no Poder Judiciário’, com o professor Fabiano Hartmann Peixoto, do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Nacional de Brasília (UnB). O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas por meio deste link.
A palestra abordará a pesquisa científica em Inteligência Artificial, com enfoque em inovação e nas possibilidades de aplicação prática da tecnologia no Poder Judiciário. O tema integra o conteúdo programático do ciclo, que contempla, ainda, fundamentos da IA, inteligência artificial generativa, produtividade, supervisão humana, governança, ética, transparência, gestão de riscos, prevenção de vieses, proteção de dados e segurança da informação.
A proposta é estimular uma reflexão qualificada sobre as oportunidades e os desafios relacionados à incorporação da inteligência artificial às atividades do Judiciário, considerando aspectos técnicos, normativos, éticos e institucionais. Entre os objetivos do ciclo está o fomento à pesquisa científica em IA no Poder Judiciário, com incentivo à produção, difusão e intercâmbio de conhecimento técnico-científico.
O Ciclo de Palestras integra uma iniciativa mais ampla da Ejug voltada ao fortalecimento da formação continuada e da cultura institucional de inovação responsável. As atividades são direcionadas principalmente a magistradas, magistrados, servidoras e servidores do TJGO, especialmente gestores de unidades judiciais e administrativas, diretores de foro, coordenadores e gestores de UPJs, assessores, equipes técnicas de tecnologia da informação, inovação, governança e proteção de dados, além de integrantes de comissões e grupos de trabalho relacionados ao tema. A participação também é aberta a outros interessados, conforme disponibilidade institucional.
Palestrante
Fabiano Hartmann Peixoto é professor da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB). É doutor em Direito pela UnB e mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Atua como docente e pesquisador nas áreas de Inteligência Artificial e Direito, argumentação jurídica, decisão judicial e justificação. É líder do grupo de pesquisa DR.IA – Direito, Racionalidade e Inteligência Artificial, certificado pelo CNPq, e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito da UnB.
(Texto: Loren Milhomem / Escola Judicial de Goiás/Ejug)