
Interatividade, escuta ativa e qualificação contínua deram a tônica do 6º Encontro Regional das Corregedorias, encerrado nesta sexta-feira (6) com mais de 4 mil participações. O evento, que abrangeu a 4ª Região Judiciária e foi sediado em Itumbiara, contou com 25 painéis de capacitação, três oficinas, duas reuniões institucionais e uma audiência pública.
Uma reunião exclusiva com as servidoras e servidores da região, conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), desembargador Leandro Crispim, pelos corregedores desembargadores Marcus da Costa Ferreira e Anderson Máximo de Holanda (Geral e do Foro Extrajudicial), da ouvidora do Judiciário, Sandra Regina Teodoro Reis, deu início aos trabalhos desta sexta-feira (6).

Ao colocar a presidência do TJGO à disposição de todos, o presidente Leandro Crispim afirmou que a atual administração se empenhará, de todas as formas, para atender a todos de forma isonômica. “Seguimos unidos e fortalecidos diante dos desafios. Valorizamos nossas servidoras e nossos servidores e reafirmamos nosso compromisso de ouvi-los, oferecendo suporte e diálogo estruturado para construirmos, juntos, as soluções necessárias", enfatizou.

Segundo o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Marcus da Costa Ferreira, a reunião é uma oportunidade para sentir as verdadeiras necessidades e a realidade dos servidores da região. “Estamos aqui para exercer uma escuta ativa. Esse Encontro é presencial, pensando justamente em vocês. Estamos aqui para olhar nos olhos, distante da frieza do ambiente virtual. Fiquem inteiramente à vontade. Não vamos nos furtar a debater qualquer tipo de assunto”, acentuou.

De acordo com o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo de Holanda, as Corregedorias, tanto no âmbito judicial e quanto no extrajudicial, estão unidas para fortalecer o Poder Judiciário.

Por sua vez, a ouvidora do Poder Judiciário, desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis, reafirmou sua disposição para ouvir cada reclamação ou sugestão e garantiu que será verificado caso a caso para a busca da melhor solução.

Na sequência, foi realizada uma reunião reservada com as magistradas e magistrados para debate e análise de demandas locais.

Corpo diretivo
Compuseram o corpo diretivo, além do presidente Leandro Crispim, dos corregedores desembargadores Marcus da Costa e Anderson Máximo, e da ouvidora Sandra Regina, os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, CGJGO e Cogex, Gustavo Assis Garcia e Reinaldo Dutra, Marcus Vinícius Alves Oliveira, coordenador dos Encontros Regionais, Vanessa Estrela Gertrudes, Soraya Fagury, Társio Ricardo de Oliveira Freitas, além do presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Goiás (Sindjustiça-GO), Fabrício Duarte.

Audiência pública
Na abertura da audiência pública, o corregedor-geral, desembargador Marcus da Costa, pontuou que com a realização da audiência pública é possível fazer um “raio x” da percepção clara da comunidade sobre os serviços prestados pela Justiça. “Encerramos esse Encontro com chave de ouro, porque temos a oportunidade ouvir críticas, atender sugestões, e escutar elogios para que possamos delinear e planejar melhor o nosso trabalho, trazendo respostas e soluções. O que não pudermos responder agora será objeto de estudo”, assegurou.

Já o corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Anderson Máximo, disse que o Encontro foi concluído com sucesso e atingiu sua finalidade após uma série de atividades durante os três dias de evento. Ele aproveitou a oportunidade para conclamar os cidadãos a participarem do Programa Registre-se! Ações Continuadas pela Cidadania, que ocorrerá de 26 e 27 de fevereiro, em Itumbiara, sob a coordenação da Cogex.

“Estamos empenhados nas pautas sociais e queremos atender vocês da melhor forma possível. Teremos o Registre-se! em Itumbiara no fim do mês para garantir à população vulnerável a documentação básica gratuita. Todos estão convidados a participar”, frisou. “Estamos muito felizes com o resultado grandioso desse evento e encerramos hoje com essa escuta ativa, essa aproximação tão importante do Judiciário com a sociedade”, acrescentou.
Momento de emoção
Lembrando o quanto o Encontro Regional é especial e importante para a comunidade, o desembargador Altair Guerra, que permaneceu na comarca por 15 anos e foi juiz auxiliar da Corregedoria na gestão do desembargador Nicomedes Borges, disse que o programa representa “um momento em que todos tem a liberdade para se expressar, o que contribui com o aprimoramento do Poder Judiciário”.
“O TJGO tem apresentado resultados extraordinários, mas sempre podemos melhorar. Não temos receio de críticas construtivas e apontamentos que nos ajudam a evoluir sempre”, ponderou.

Emocionado, o desembargador aposentado Nicomedes Domingos Borges, que esteve à frente da Corregedoria no biênio 2021/2023, relembrou alguns momentos dos Encontros Regionais que marcaram sua trajetória. “É impossível não reviver tantos momentos de alegria que tive nos Encontros Regionais enquanto corregedor. Esse é um ambiente de acolhimento, de diálogo aberto, de entendimento do nosso próprio trabalho”, enalteceu.
Para o anfitrião, diretor do Foro de Itumbiara, Juiz Guilherme Sarri Carreira, a ‘semente plantada nos Encontros Regionais continua dando frutos’. “A tradição dos Encontros Regionais mostra também a evolução ao longo dos anos. Essa parceria respeitosa do Judiciário co todos os órgãos representativos da sociedade resulta em uma prestação jurisdicional mais célere, de qualidade, que atende os anseios dos cidadãos”, ressaltou.

Mesa diretiva
Integraram a mesa diretiva os corregedores desembargadores Marcus da Costa e Anderson Máximo, desembargadores José Paganucci Júnior, Fernando de Mello Xavier, Nicomedes Borges, Altair Guerra; juízes auxiliares da Presidência, CGJGO, e Cogex Gustavo Assis Garcia, representando o presidente Leandro Crispim; Marcus Vinícius, Vanessa Estrela e Társio Ricardo; Juiz Roberta Neiva Borges, que atuou muitos anos em Itumbiara; diretor do Foro, juiz Guilherme Sarri; prefeito municipal Dione José Araújo, Cláudio Prata Santos, coordenador das promotorias de Itumbiara; e comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de Itumbiara, tenente-coronel Rafael Carmo.
Sobre o Encontro
O Encontro tem parceria da Escola Judicial do TJGO (Ejug) e ocorre presencialmente com transmissão online de modo a alcançar um maior número de magistradas, magistrados, servidoras, servidores e da comunidade das comarcas integrantes de cada região.

Fazem parte da 4ª Região Judiciária, além de Itumbiara, Bom Jesus, Buriti Alegre, Goiatuba, Morrinhos e Pontalina. Galeria de fotos (Texto: Myrelle Motta - Divisão de Comunicação Social das Corregedorias/Fotos: Wagner Soares - Diretoria de Comunicação do TJGO)