Coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o juiz Paulo César Alves da Neves apresentou, nesta quarta-feira (19), ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Leobino Valente Chaves, relatório sobre os trabalhos promovidos nesta área, desde o início de sua gestão.

De janeiro a julho deste ano, foram efetivadas, em todo o Estado de Goiás, 96.781 audiências (78,16%), entre as 123.832 designadas, com 35.573 acordos (36,76%), que resultaram em mais de R$ 289 milhões. Somente em Goiânia, onde existem seis centros judiciários, foram executadas 2.946 audiências (54,48%), com acordo em 1.745 delas, o que resultou em mais de R$ 200,6 milhões. No interior, os 23 centros instalados também registraram números positivos.

Nesse semestre, foram criados cinco novos centros judiciários, conforme ressaltou o juiz Paulo César. “São bons resultados. Instalamos cinco novos centros, tivemos números expressivos na celebração de acordos em todo o Estado e investimos seriamente na capacitação de novos conciliadores”, ressaltou.

Somente em 2015, foram capacitados no Estado 727 conciliadores e 370 mediadores, com o envolvimento de 23 instrutores, 12 servidores e 11 voluntários. Os cursos e palestras organizados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos são gratuitos, mas, considerando o cunho pedagógico, bem como a função social e de cidadania inerentes aos Centros Judiciários de Solução de Conflitos, os alunos cooperaram com doações de brinquedos, fraldas e alimentos não-perecíveis.

Arrecadação
Com isso, foram arrecadados 194 brinquedos que foram doados às brinquedotecas dos fóruns; 168 fraldas geriátricas, destinadas ao Hospital Araújo Jorge e a asilos de idosos, além de 186 quilos de alimentos, destinados às instituições de assistência social.

Participaram da reunião, os juízes auxiliares da Presidência, Reinaldo Alves e Sebastião de Assis Neto; Romério do Carmo Cordeiro, juiz coordenador-adjunto do Núcleo, e o diretor-geral do TJGO, Stenius Lacerda Bastos. Também participaram da reunião os servidores Marielza Nobre Caetano da Costa, secretária-geral do Núcleo; Augusto Magalhães, coordenador da Justiça Alternativa; Vinícius Ribeiro Camapum e Thaynara Teleste de Souza, assistentes do Núcleo.  (Texto e fotos: Aline Leonardo - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: