A falta de energia elétrica em vários municípios do Nordeste goiano, ocorrida na noite de segunda-feira (5) e restabelecida às 10 horas desta terça-feira (6), ocasionou o atraso de duas horas do início dos trabalhos da 1ª edição do Programa Justiça Ativa na comarca de Posse. Estão agendadas 517 audiências para os quatro dias do mutirão. Foram mobilizados sete juízes e seis representantes do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), além de advogados e servidores da Justiça local. Deverão passar pelo fórum da comarca aproximadamente 2,5 mil pessoas até sexta-feira (9).

A diretora do Foro local, juíza Nathália Bueno Arantes, observou que o atraso ocorrido não acarretará prejuízo nas audiências agendas para a manhã de hoje, que serão diluídas no decorrer dos trabalhos. Para solucionar o problema, que voltou a acontecer novamente no início da tarde, a juíza providenciou a locação de um grupo gerador para garantir a continuidade dos serviços. Para ela, o Justiça Ativa é um programa extremamente importante, principalmente em comarcas que têm acúmulo processual, como é o caso de Posse, tornando a Justiça mais célere para melhor atender aos jurisdicionados.
Apesar dos transtornos, o esforço desenvolvido por toda a equipe do Justiça Ativa conseguiu cumprir as 178 audiências agendadas para o dia de hoje, ressaltou Paulo César Araújo de Castro, diretor da Divisão de Apoio ao Interior do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e responsável pelo apoio técnico do programa. Tramitam na comarca de Posse cerca de 10 mil processos.
Oitenta por cento dos processos agendados nesta edição são de natureza criminal, com destaque para ações de violência doméstica (Lei Maria da Penha), homicídio culposo com embriaguez no trânsito e conduzir veículo sem habilitação, observou Dayne Araújo de Freitas, da Divisão de Apoio ao Interior, durante o processo de triagem para a preparação do evento. E também, ações criminais de instrução e julgamento, admonitórias, justificação, carta precatória, suspensão condicional do processo, audiências preliminares, audiência de apresentação de menor infrator, entre outras.
Estão participando do evento os juízes Luiz Antônio Afonso Júnior, da comarca de Ipameri; Hugo Gutemberg Patiño de Oliveira, de Goiandira; Everton Pereira Santos, de Catalão; Hamilton Carneiro Gomes, de Aparecida de Goiânia; Fernando Ribeiro de Oliveira, de Trindade, e Joviano Carneiro Neto, de Jussara, além da diretora do foro da comarca. Pelo MPGO, atuam os promotores Douglas Roberto Ribeiro de Magalhães Chegury, Eusélio Tonhá, Júlio Gonçalves Melo, João Paulo Cândido dos Santos Oliveira, Daniel Naiff da Fonseca e Augusto Rachid Reis Bittencourt Silva. (Texto: Lilian de França Oliveira/ Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: