Crédito da foto Aline CaetanoO Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região homenageou o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, e mais 20 personalidades com a comenda Ordem Anhanguera do Mérito Judiciário do Trabalho em solenidade realizada na última quinta-feira (3), no piso 1 do Fórum Trabalhista de Goiânia.

 

O evento fez parte das comemorações dos 25 anos de instalação da 18ª Região Trabalhista. “O Tribunal Regional do Trabalho presta um trabalho de qualidade e eu estou muito feliz em ser condecorado com a medalha”, pontuou o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Gilberto Marques Filho, que recebeu a medalha no grau Grã-Cruz. 

a

Um dos agraciados com a medalha, no grau Grã-Cruz, o ministro Douglas Alencar Rodrigues, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), falou sobre o contingenciamento imposto ao Judiciário Trabalhista após o anúncio de corte do orçamento pelo Executivo. Segundo ele, é preciso ter criatividade nesse momento para eleger as prioridades e o que deixará de ser atendido. “É um momento de perplexidade na vida do País e o Judiciário deverá saber superar essa crise”, ressaltou.

No início da cerimônia foi realizada a entrada do Pavilhão Nacional, ladeado pelas bandeiras do Estado de Goiás e do Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região, conduzidos pelos cadetes da Academia de Bombeiros Militares de Goiás. Nesse momento solene, a banda de música da Polícia Militar do Estado de Goiás executou o Hino à Bandeira. Em seguida, a banda executou o Hino Nacional e os cadetes desfilaram com as condecorações da Ordem Anhanguera do Mérito Judiciário do Trabalho, que seriam entregues aos agraciados.

O presidente do TRT, desembargador Aldon Taglialegna, assinalou a importância da homenagem. “Significa o reconhecimento da contribuição dessas pessoas para esta instituição e a consequente melhora na convivência e relacionamento com a sociedade goiana, estreitando mais os laços com a Justiça do Trabalho”, pontuou o magistrado.


A Comenda

A Ordem Anhanguera do Mérito Judiciário do Trabalho foi criada por Resolução Administrativa do Pleno do TRT de Goiás. O objetivo é conferir o reconhecimento do Tribunal a juristas eminentes e outras personalidades que tenham se destacado no estudo e no desenvolvimento do Direito do Trabalho e contribuído para o engrandecimento da Justiça Trabalhista, especialmente em Goiás. A comenda da Ordem Anhanguera do Mérito Judiciário do Trabalho é constituída de cinco graus hierárquicos: Grã-Cruz; Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

Homenageados

Grã-Cruz
Douglas Alencar Rodrigues, ministro do TST
José Marcos da Cunha Abreu, procurador regional do Trabalho
Gilberto Marques Filho, desembargador corregedor-geral da Justiça de Goiás
Thiago Peixoto, deputado federal

Grande Oficial
Beto Ferreira Martins Vasconcelos, secretário nacional de Justiça

Comendador
Luciano Santana Crispim, juiz do Trabalho e presidente da Amatra-18
Miguel Augusto Fonseca de Campos, diretor-geral do STJ
Cleuza Gonçalves Lopes, Juíza do Trabalho da 18ª Região
Odair de Oliveira Pio, advogado trabalhista
Olga Izilda Ronchi, vice-reitora da PUC/GO
Nilson Pimenta Naves, advogado da União

Oficial
Julpiano Chaves Cortez, advogado e professor
André Luís de Menezes, servidor TRT 18
Tatiana Thomé Carlos Moreira Lucas, servidora TRT 18
Andreyw A. Batista, maestro-regente do Coral TRT
Geraldo Cézar da Silva, servidor aposentado do TRT 18ª Região

Cavaleiro
Keyla de Moraes Monteiro Fonseca, servidora do TRT 18ª Região
Magali Alves de Faria Pereira, servidora TRT 18ª Região
Elen Martins Xavier, servidora TRT 18ª Região
Salvino Gomes da Silva, servidor TRT 18ª Região
Rodrigo Cortizo Vidal, advogado trabalhista

(Texto: Jéssica Fernandes com Assessoria de Comunicação do TRT Goiás/ Fotos: Aline Caetano- Centro de Comunicação do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: