Num cliima de homenagens e emoção, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, entregou, nesta sexta-feira (23), a reforma com ampliação do fórum de Piracanjuba, sua cidade natal. O desembargador-presidente lembrou o dia de alegria que a cidade vive, destacando o trabalho do Judiciário goiano. “Para mim, a entrega dessa obra é muito especial. Nasci aqui e foi onde plantei meus alicerces”, relatou. Ele ainda citou o início da sua carreira em Piracanjuba, como datilógrafo no cartório local, na década de 1960. Emocionado, rememorou fatos envolvendo seus familiares e amigos, muitos presentes à solenidade, e situações vividas na juventude, quando andava nas ruas da cidade. 

“Sinto-me muito honrado em poder dividir com vocês um pouco da minha trajetória. Meu sentimento é de gratidão a todos os que estiverem comigo nesse momento”, disse Ney Teles de Paula. Aos presentes, ele fez questão de lembrar que tudo tem seu tempo, remetendo a uma passagem bíblica. “Eu fui criado pela minha avó e hoje estou na minha cidade como presidente do TJGO. Meu caminho teve coisas tristes e alegres, mas foi muito abençoado”, pontuou.
De acordo com o juiz de Piracanjuba e diretor de Foro, Gabriel Consigliero Lessa, que abriu a solenidade, a magnitude da obra só foi possível devido a real necessidade da comarca e pela sensibilidade do desembargador Ney Teles de Paula diante de sua terra natal. “Penso que as grandes realizações da atual administração do Tribunal fazem jus à menção, parafraseando o ex-presidente JK, de que a Justiça goiana caminhou 20 anos em 2, promovendo inúmeros feitos corajosos”, afirmou.

Nova estrutura

O prédio, originalmente com 889,97 metros quadrados, ganhou um anexo com 363,65 metros quadrados e passou por uma reforma. Agora, a comarca conta com espaço para arquivo judicial, duas salas de audiências e depósito de bens apreendidos. Foram investidos R$ 1.096.236,22 na obra, que envolveu, ainda, pintura geral, aquisição de novos aparelhos de ar condicionado, instalação de um gerador, criação de um jardim de inverno, revisão das instalações elétricas e hidráulicas e ampliação do sistema de segurança eletrônico. A obra durou 120 dias e, agora, possui área total construída de 1,2 mil metros quadrados.

Em seu discurso, o juiz Gabriel Lessa afirmou que a nova estrutura vai melhorar os trabalhos dos servidores e garantir maior qualidade aos jurisdicionados de Piracanjuba. “Os servidores ficarão mais motivados, o que acarretará maior celeridade na prestação jurisdicional", pontuou. Ele destacou que o ponto alto da obra foi a adequação do edifício com mecanismo de acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais e a instalação do gerador.

“Nesse contexto, reassumo meu compromisso de me dedicar para atingir uma prestação jurisdicional célere, justa e eficiente aos anseios sociais. Quero conquistar uma maior aproximação da sociedade com o Poder Judiciário, elevando a confiança e legitimidade das decisões judiciais aplicadas”, ressaltou o juiz que, ao final, agradeceu o empenho do TJGO e de todos aqueles que participaram da execução da obra.

A promotora de Piracanjuba, Patrícia Ottoni, frisou que a entrega da obra representa uma nova etapa para a Justiça local. Para ela, a nova estrutura significa também a renovação de todos que trabalham no fórum. “Reformamos também nossas esperanças e força de vontade para buscarmos cada dia mais a promoção da Justiça para os cidadãos de Piracanjuba. É uma aquisição para que o Judiciário local continue honrando o seu papel”, destacou.

Homenagem

A solenidade em Piracanjuba foi marcada por homenagens. Foram exibidos dois vídeos, o primeiro da visita dos violeiros da cidade ao Tribunal goiano, no Dia do Servidor. E o outro, produzido pelo Centro de Comunicação Social do TJGO, que emocionou não só o homenageado, mas também aos presentes, mostrou um pouco da história do presidente do TJGO. No vídeo, relato da esposa do desembargador-presidente, Nely da Silveira Teles: "É um homem de família e trabalho. Aprecia literatura e gosta de assistir filmes. Eu me sinto muito orgulhosa de ser sua esposa e tê-lo como pai dos meus filhos”, contou.

O outro relato do vídeo, sobre a vida profissional e de magistrado, foi do desembargador Olavo Junqueira de Andrade. “Eu o conheço há cerca de 25 anos. Ele sempre atuou discretamente e da melhor maneira possível. É um dos expoentes da cultura em Goiás e merece o seguido sucesso em todas as áreas de atuação”, concluiu o magistrado e amigo.

Em nome dos servidores da comarca de Piracanjuba, Luciana de Oliveira e Souza homenageou a esposa do desembagador-presidente, Nely Teles; a corregedora-geral da Justiça, desembargadora Nelma Branco Ferreira Perilo; desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis; a promotora de justiça Patrícia Ottoni e a esposa do prefeito de Aparecida de Goiânia, Flávia Teles. Nos corredores do fórum foram expostos quadros pintados por artistas piracanjubenses.

A solenidade foi prestigiada pelos desembargadores Carlos Escher; Nelma Branco Ferreira Perilo; ; Walter Carlos Lemes; Olavo Junqueira e sua esposa Simone Andrade; Itamar de Lima; Orloff Neves Rocha; Vildon José Valente; Sandra Regina Teodoro Reis; Geraldo Gonçalves; Carlos Alberto França e sua esposa, a procuradora de justiça Ana Cristina França ; Gilberto Marques Filho; Amaral Wilson de Oliveira; Kisleu Dias Maciel e ex-presidente do TJGO, Jamil Pereira de Macedo; os juízes-auxiliares da Presidência Reinaldo Alves de Ferreira, José Ricardo Machado e Carlos Magno Rocha da Silva; do juiz de Morrinhos, Diego Custódio; procurador-geral do Estado, Alexandre Tocantins, que representou o governador Marconi Perillo; prefeito de Piracanjuba, Amauri Ribeiro; prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela; presidente da Academia Goiana de Letras, Getulio Targino; presidente da Academia piracanjubense de Letras e Artes, José Divino Alves; Sebastiao Macalé, presidente da OAB Goiás; além de diretores de área e servidores do TJGO, autoridades estaduais e municipais. (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO) Veja galeria de fotos

  •    

    Ouvir notícia: