A atualização e o aprimoramento de todos os profissionais que atuam na instrução probatória como forma de propiciar aos magistrados uma distribuição mais segura da Justiça. Essa foi a avaliação feita pelo diretor da Escola Superior da Magistratura do Estado de Goiás (Esmeg), desembargador Carlos Alberto França, sobre a iniciativa da Esmeg de levar aos profissionais de diversas áreas do conhecimento, como peritos e assistentes técnicos em ações judiciais, as novidades sobre a prova pericial previstas no novo Código de Processo Civil (CPC). O ensinamento só foi possível devido ao Curso Perito e Assistente Técnico e à Prova Pericial do Novo CPC, realizados pela instituição nos dias 9 e 10 de dezembro. “Através do curso atingimos os objetivos propostos”, analisou Carlos França. 

 

As aulas foram ministradas pelo juiz Aldo Guilherme Saad Sabino de Freitas, titular do 2° Juizado Especial Cível de Goiânia e professor da Esmeg. “O curso foi planejado para que os potenciais peritos, profissionais liberais de diversas áreas, tivessem um primeiro contato com o novo Código, que traz cerca de 20 artigos com alterações na avaliação pericial”, ressaltou.

O magistrado, que possui amplo conhecimento da matéria e palestrou em vários cursos sobre o novo CPC promovidos pela Esmeg, discorreu também sobre o desafio de abordar a temática para o público externo. “Até então, só havíamos tratado do tema com magistrados, servidores e advogados. A recepção, entretanto, foi muito positiva. Tivemos cerca de 150 inscritos muito participativos. Inclusive recebemos proposta de realizar quatro palestras em âmbito corporativo”, enfatizou.

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de Goiás (CRC-GO), Elione Cipriano da Silva, atua na área pericial e participou da capacitação. “O conteúdo proposto pelo juiz Aldo Sabino de Freitas foi muito pertinente e bem discutido, principalmente o link entre o antigo e o novo Código, que entra em vigor em março”, asseverou. De acordo com ele, a escolha da capacitação ocorreu pela credibilidade da Esmeg e pela importância da atualização, primordial para o exercício do seu ofício. Diante desse fato, o presidente do CRC-GO revelou que pretende firmar parcerias com a escola.

Entre os inscritos também estava o médico oftalmologista com subespecilidade em retina, Max Ribeiro da Mota. “Fiz o curso para aprender a elaborar laudos médicos conforme o novo CPC na minha clínica diária (para os casos pertinentes) e para começar o aprendizado sobre perícia. O juiz Aldo Sabino de Freitas conhece profundamente o assunto”, surpreendeu-se. (Centro de Comunicação Social do TJGO, com informações da Assessoria de Comunicação da Esmeg | Ampli Comunicação)

  •    

    Ouvir notícia: