A comarca de Jataí realizou na quarta-feira (16) o último encontro do ano do Projeto Amparando Filhos. A iniciativa promove o atendimento de filhos de mulheres presas e buscando aproximá-los das mães encarceradas e oferece assistência psicológica e material às famílias.

A ocasião foi, ainda mais, especial pela proximidade do Natal. As crianças haviam escrito cartas para o Papai Noel e, com esforços conjuntos da equipe organizadora, todos os pedidos de presentes foram atendidos. Segundo o diretor do Foro da comarca, juiz Sérgio Brito Teixeira e Silva, houve muita emoção e alegria entre os participantes. “Muitos relataram que foi o melhor Natal de suas vidas. É gratificante exercer o papel social da Justiça: não apenas a punição, mas de construção familiar”, relatou o magistrado.

Além do encontro, ocorrido fora do ambiente do presídio, sem revista íntima e a austeridade do sistema carcerário, são realizadas atividades e dinâmicas entre participantes. Ainda conforme o juiz, o projeto tem grande relevância por estimular os vínculos afetivos e familiares. “Mesmo a pena sendo apenas para a mulher, a família toda sofre. Ao fortalecer esse laço entre mães e filhos, contribuímos, também, para a conscientização da detenta, evitando a reincidência criminal, futuramente”. (Texto: Lilian Cury – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: