O Ministério da Saúde desenvolveu um aplicativo, o Corona – SUS, que ajuda o cidadão para saber se precisa ou não procurar uma unidade de saúde, passar pelo exame ou se isolar em casa. É possível fazer o download gratuito pelo sistema Android e iOS.

No aplicativo, também  é possível encontrar informações sobre os sintomas, dados atualizados da contaminação da doença no mundo, países que estão sendo monitorados, além de orientações sobre como se prevenir.

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), com orientações do Centro Médico,  tem adotado uma série de medidas de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, com o objetivo de conter o avanço da pandemia do COVID-19 e proteger a saúde dos magistrados, servidores, colaboradores, integrantes do sistema de justiça e o público em geral.

Diante desse contexto, autoridades federais, estaduais e municipais estão mobilizadas durante a crise do coronavírus no Brasil para tentar conter o aumento da doença, adotando a política de isolamento social, com as pessoas permanecerem em casa. Confira, a seguir, algumas dicas importantes de iniciativas que podem esclarecer a população nesse sentido.

No aplicativo, é possível encontrar informações sobre os sintomas, dados atualizados da contaminação da doença no mundo, países que estão sendo monitorados, além de orientações sobre como se prevenir. Além disso, é possível descobrir pelo app se uma informação que você recebeu é falsa ou verdadeira.

Central de Orientação

Já a Secretaria de Saúde de Goiás (SESGO) disponibilizou uma Central de Orientação Coronavírus, por meio dos telefones (62) 3201-2686 e 3201-2687 (com atendimento de segunda a sexta-feira,, das 7 às 19 horas) e o número (62) 3201-2849 (após às 19 horas, finais de semana e feriado). A Central orienta a população buscar informações de quando deve procurar uma unidade de saúde e, conforme a conduta orientada pela Central, procurar Unidade Básica de Saúde, UPA ou Pronto Socorro.

A Secretaria de Saúde do Município de Goiânia criou uma Central Humanizada de Orientações sobre o Coronavírus (COVID-19). Os profissionais de saúde atenderão das 7 às 19 horas, pelo telefone (62) 3267-6123. Isso para que as pessoas que não tiverem com os sintomas claros, permanecem em casa. (Texto: Arianne Lopes, com informações do MS, SESGO e SMS [ Imagem: banco de imagens – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: