O Comitê Estadual de Goiás do Fórum Nacional de Saúde do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), coordenado pelo juiz Eduardo Perez Oliveira, em parceria com a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug), promove na próxima segunda-feira (6), às 14 horas, a palestra “35 Anos do Acidente do Césio – 137 À Luz da Ciência e dos Fatos”. A conferência tem o objetivo de discutir sobre as demandas judiciais que envolvem pensionamento, decorrentes do acidente com o Césio 137 em Goiânia.

Juízas e juízes, além das equipes de servidores das unidades judiciais, com competência de Fazenda Pública, são o público-alvo da palestra, que também será aberta à comunidade em geral. O evento, formatado na modalidade híbrida, presencial e virtual, será ministrado no auditório da Ejug no TJGO, e transmitido ao vivo pelo canal da Escola no YouTube.

De acordo com o coordenador do Comitê Estadual de Goiás do Fórum Nacional de Saúde do CNJ e do Núcleo de Apoio Técnico do Judiciário (NatJus), juiz Eduardo Perez Oliveira, o evento proporciona “uma relevante apresentação das informações reais sobre a extensão da contaminação e a probabilidade de nexo de causalidade em face dos pedidos que tramitam no Judiciário, à luz da ciência”. O magistrado ainda ressaltou que o palestrante, o coordenador do Centro Regional de Ciências Nucleares (CRCN), Walter Mendes Ferreira, foi o profissional que identificou o acidente com a fonte de Césio-137 no ano de 1987, e tomou as primeiras medidas para isolamento das pessoas contaminadas e irradiadas com o apoio do governo estadual da época.

Perfil de Walter Mendes Ferreira

É físico com pós-graduação em Proteção Radiológica e Segurança Nuclear pela Faculdade de Engenharia da Universidade de Buenos Aires, em convênio com a Agência Internacional de Energia Atômica, órgão das Nações Unidas com sede em Viena na Áustria. Mestre em Engenharia Nuclear pelo Instituto Militar de Engenharia Nuclear do Rio de Janeiro (IME-RJ). Walter Mendes Ferreira é servidor da Comissão Nacional de Energia Nuclear desde o ano de 1988, e foi o profissional responsável pela identificação do acidente radiológico com a fonte de Césio – 137, em 29 de setembro de 1987.

Clique aqui para se inscrever. (Texto: Carolina Dayrell – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia:

Programa de Linguagem Simples do TJGO