O presidente da Comissão de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, esteve no último sábado (27) na cidade de Matrinchã, região Noroeste do Estado, para prestigiar o lançamento do Projeto Leitura na Praça. Na ocasião, o desembargador representou também o Poder Judiciário goiano.

A iniciativa da prefeitura local visa oferecer à população do município o contato com as mais diversas expressões artísticas, apresentadas em praça pública, estimulando o desenvolvimento da criatividade, da imaginação e do pensamento crítico. O programa foi desenvolvido como parte das ações educacionais empreendidas sob a administração da prefeita local Ivânia Alves Fernandes Pessoa, e tem a coordenação da professora Elina Maria Rodrigues Borges.

“O sonho de um é apenas um sonho, o sonho de muitos é realidade”, citou o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga durante o evento, trecho do pensamento da artista Yoko Ono. Ele ainda destacou que o Poder Judiciário Estadual quer fazer parte deste sonho coletivo, e apoia as ações de desenvolvimento e expressão das mais variadas formas das artes.

O desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga também avaliou que o contato da sociedade com atividades culturais, além de condensar conhecimentos e promover entretenimento, aprimora as habilidades educacionais e intelectuais à medida em que amplia os horizontes, e distancia indivíduos de práticas criminosas.

O objetivo do projeto cultural e educacional é estimular o raciocínio, melhorar o vocabulário, aprimorar a capacidade de interpretar, desenvolver a criatividade, a imaginação, a comunicação e o senso crítico. Em sua primeira edição, foram diversas atividades desenvolvidas no sábado (27), como leitura na praça, exibição de filmes e peças teatrais, árvore literária, tapete lúdico, geladeira light, piquenique literário, exposições de livros e de artes plásticas. Segundo a professora Elina Borges, a realização do projeto "Leitura na Praça" propõe um novo método para hábitos de leitura, permitindo o contato com diferentes temas em exposição literária com vários gêneros textuais em que alunos e pais possam mergulhar nas histórias e entretenimentos.

O menino que descobriu o vento

No encerramento da primeira edição do projeto foi exibido o filme “O menino que descobriu o vento”, baseado na história real de um menino africano, que convive com os desafios da fome e da sobrevivência, mas que não perde de vista o sonho de estudar, e assim poder contribuir para a transformação de seu vilarejo.

Além da prefeita Ivânia Pessoa, e da coordenadora do projeto, professora Elina Borges, também estiveram presentes no evento, o presidente da Câmara Municipal de Matrinchã, Paulo Vieira da Silva, bem como os vereadores Elismar Marques de Almeida e Roberto Rivelino, a secretária municipal de Educação, Vanessa Guerra Barbosa, as diretoras de escolas Simone Angélica Santos, Márcia Carneiro e Adria Siqueira dos Reis, além do assessor jurídico do município Felipe Rodrigues de Morais. (Texto: Carolina Dayrell – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: