A juíza Aline Tomás, coordenadora-adjunta do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos (Nupemec), participou, na sexta-feira (26), da reunião nacional do Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), realizada em Manaus, na sede do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). O encontro teve a participação de gestores de NUPEMECs e dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) de Tribunais de Justiça de todo o Brasil, incluindo desembargadores, juízes e servidores, num total de 70 pessoas.

Para a magistrada, que recentemente assumiu a função junto com o coordenador do Nupemec, juiz Leonys Lopes Campos, o encontro de gestores de Nupemecs de todo o Brasil mostra a força e a consolidação da política pública conciliatória em todos os tribunais de justiça do País. “Juntos, discutimos no Fonamec 2022 temas e projetos que nortearão os novos caminhos da Conciliação e Mediação, com expectativas de excelentes resultados para a população”, afirmou ela, que, na ocasião, prestigiou também a posse do juiz Gildo Alves de Carvalho Filho, do TJAM, como presidente do Fonamec para o biênio 2022/2024. Além do magistrado amazonense, integram a nova diretoria do Fonamec o desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco, Erik de Sousa Dantas Simões (1.º vice-presidente); e o juiz Juliano Carneiro Veiga, do TJ de Minas Gerais (2.º vice-presidente).

O Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec) é uma entidade criada em 2014 e que tem como objetivo fortalecer a política judiciária de tratamento adequado de conflitos. No encontro de Manaus, a mesa promoveu debates para aprovação e revisão de Enunciados do Fonamec, que serão oportunamente apresentados ao CNJ.

  •    

    Ouvir notícia: