O sistema de precedentes judiciais e a inteligência artificial, mecanismos que, aliados, podem contribuir na organização e otimização do Poder Judiciário, serão temas de webinário que será realizado no próximo dia 22, das 9h30 às 11h30, por meio da plataforma Zoom. Magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) terão a oportunidade de saber mais sobre essa temática no III Webinário Precedentes Judiciais e Inteligência Artificial,. A abertura da conferência, promovida pela Comissão Gestora do Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Núcleo de Ações Coletivas (Nugepnac), contará com a participação do chefe do Poder Judiciário Estadual, desembargador Carlos França.

O presidente da Comissão Gestora do Nugepnac, desembargador Wilson Safatle Faiad, explica que os precedentes judiciais e a inteligência artificial estão interligados e um dependente do outro. "A inteligência artificial é uma ferramenta típica da internet que está viabilizando a adoção dos precedentes judiciais e faz com que sejam de fácil entendimento para o operador do Direito. Estamos aliando a inteligência artificial, que é um instrumental da área tecnológica recente, em benefício da aplicação mais moderna e dinâmica dos precedentes judiciais", ressalta o desembargador.

Segundo Wilson Faiad, é necessário acompanhar diariamente os precedentes porque têm carga normativa e muitos são alterados. " E a busca desses precedentes se torna bem mais fácil com a inteligência artificial. É muito importante que nossos servidores e magistrados, especialmente àqueles que exercem funções nas escrivanias, participem dessa conferência e repliquem o conhecimento adquirido aos demais que não puderem participar", observa o magistrado.

Palestras

Na programação do III Webinário Precedentes Judiciais e Inteligência Artificial consta a apresentação da palestra “Expectativas futuras e evoluções da Berna (Inteligência Artificial do TJGO)”, que será ministrada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, que desempenha atribuições na área de Estatística e Ciência de Dados, além de coordenar o Laboratório de Inovação e Inteligência (InovaJus) do Poder Judiciário Estadual.

O titular do 3º Juízo do Núcleo de Justiça 4.0 especializado em matéria de Juizado Especial da Fazenda Pública, juiz Ricardo Luiz Nicoli, também participa da conferência, abordando sobre os benefícios e riscos da utilização dos precedentes e da inteligência artificial. O diretor de Estatística e Ciência de Dados do TJGO, Antônio Pires, abordará o tema "Soluções de Inteligência Artificial do Poder Judiciário Goiano". Os analistas judiciários João Felipe Fleury e Santiago de Paula Silva apresentam aos participantes a "Operacionalização da Inteligência Artificial – Berna nas Serventias".

Clique aqui e faça sua inscrição. (Texto: Karinthia Wanderley- Arte: Antônio Bernardes/ Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: