O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) e presidente da Comissão Permanente de Memória e Cultura do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) , desembargador Itaney  Campos, e o presidente em exercício daquela comissão, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, participaram na tarde de sexta-feira (18) do lançamento da exposição "Homenagens", do artista plástico e juiz aposentado Carlos Elias. O evento foi realizado no Hall do Anexo I na sede do TRE-GO, na Praça Cívica, no centro da capital. Diversos magistrados do TJGO também prestigiaram o lançamento.

O desembargador Itaney Campos abriu o evento e destacou “a importância dos tribunais abrirem as portas para as expressões artísticas, das formas mais variadas, proporcionando a aproximação das instituições e da sociedade”. Ele também avaliou que a arte “exerce o papel de alimentar a alma e leva um colorido especial para os tribunais”.

O desembargador Itaney Campos ainda ressaltou que tanto o TJGO, quanto o TRE-GO, têm adotado ações de acolhimento às mais diversas atividades artísticas e culturais, levando em consideração a recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de que os tribunais adotem ações para “proporcionar meios de acesso à cultura, e à educação, garantindo o acesso do cidadão às fontes da cultura nacional, por meio do apoio e incentivo das manifestações culturais”, salientou.

O presidente em exercício da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO, desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou a honra de poder substituir o presidente do TRE-GO, desembargador Itaney Campos, à frente da comissão, e ter tido a oportunidade de sediar a primeira exposição do artista plástico Carlos Elias no TJGO. “Carlos Elias é artista de refinado talento, e que, depois de muitos anos atuando na magistratura, descobriu na arte uma forma sublime de expressão”, ressaltou Luiz Cláudio Veiga Braga.

Emocionado, o artista plástico e juiz aposentado Carlos Elias agradeceu a presença de todos, e o apoio da Comissão Permanente de Memória e Cultura do TJGO e da Comissão de Gestão da Memória e Cultura do TRE-GO. “Dar lugar às expressões artísticas é permitir que pairem leveza e sensibilidade nos ambientes públicos do Judiciário”, frisou o artista.

Presenças

Magistrados do TJGO, e demais autoridades e personalidades da cena cultural em Goiás também prestigiaram o lançamento da exposição, entre eles o juiz e escritor Abílio Wolney Aires Neto, e os juízes Cláudio Henrique de Araújo Castro e Carlos Magno Rocha da Silva, além do assessor cultural do TJGO, poeta Gabriel Nascente, da procuradora-geral do Município de Goiânia, Tatiana Accioly Fayad, e do juiz-membro do TRE-GO, Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior, e da integrante da Comissão de Gestão da Memória e Cultura do TRE-GO, Flávia Dayrell. (Texto: Carolina Samaha / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

Veja a galeria de fotos.

  •    

    Ouvir notícia: