O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), juiz Leonys Lopes Campos da Silva participou, nos dias 13 e 14 de abril, do 13º Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (FONAMEC), em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento foi promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG),  e pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), e foi voltado para magistradas e magistrados, bem como servidores em geral. Acompanhou o magistrado, o assistente do Nupemec, Jackson de Sousa Santos.

O encontro teve por objetivo permitir com que os participantes sejam capazes de reconhecer as metodologias, estratégias e experiências em mediação e conciliação discutidas no decorrer do Fórum, aprimorando a resolução de conflitos baseada nos princípios da cultura da paz. Durante dois dias, as magistradas, magistrados, servidores e colaboradores participaram de paineis sobre o pacto interinsitutcional pela cultura da paz e resolução dos conflitos; justiça restaurativa e de métodos autocompositivos (novos cenários), entre outros.

O encerramento foi no dia 14, com o encaminhamento das propostas debatidas durante o evento, como resoluções que preveem a mediação em cartórios, a criação de canal de diálogo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que os Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemecs) tratem sobre o superendividamento, demandas predatórias e repetitivas. Além disso, foi definido o calendário com o formato dos encontros regionais. (Texto: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: