O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, homenageou o assessor cultural do Tribunal, Gabriel Nascente, ganhador da edição 2014 do Prêmio Machado de Assis, o mais importante da Academia Brasileira de Letras (ABL), na categoria poesia, pelo livro A biografia da cinza.  A solenidade foi realizada na tarde da segunda-feira (28), no Salão Nobre da Corte Especial.

A Academia Brasileira de Letras divulgou os ganhadores de seus Prêmios Literários de 2014 (para obras publicadas em 2013), no dia 7 de julho, em sessão extraordinária no Petit Trianon. 

Durante a homenagem feita pelo TJGO ao poeta, Ney Teles de Paula fez um resumo da trajetória de Gabriel Nascente, que também foi reverenciado pelo colega Aidenor Aires, membro da Academia Goiana de Letras e da Academia Goianiense de Letras e atual presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás. "Identidade forte que se faz presente. Verdadeira antena do mundo. Capaz de botar palavras num sentimento grande", assim Aidenor descreveu o homenageado. 

Emocionado, Gabriel se referiu à solenidade como uma "ventania de emoções" que, segundo garantiu, "arranca raízes até da alma". Ainda para expressar sua gratidão, pontuou: "não sei se peço perdão ou se derramo gratidão"

O presidente da Comissão Cultural do TJGO, desembargador Itaney Francisco Campos, reforçou os elogios, citando o poema "O grande banquete", de autoria de Gabriel Nascente. Também se referindo ao poeta, o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga, por sua vez, lembrou verso de Vinícius de Moraes, para quem "a vida só se dá pra quem se deu", enquanto o presidente da Academia Goiana de Letras, Getúlio Targino Lima pontou que "mesmo com a poesia é possível, vez ou outra, sermos reconhecidos".

Gabriel Nascente nasceu em 1950, em Goiânia e, em 1965, escreveu seus primeiros poemas. No ano seguinte, lançou o livro Os Gatos. Funcionário público, atua no jornalismo e na literatura e, com frequência, sua voz tem arrancado elogios de poetas, romancistas e críticos consagrados como Ivan Junqueira, Ferreira Gullar, Olga Savary, Affonso Romano de Sant'Anna, Moacyr Scliar, entre outros. (Texto: Gizely Cândida/ Foto: Maria Lúcia Viana - Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  •    

    Ouvir notícia: