A Liga Infantil dos Heróis Comuns, promoveu, na tarde desta quarta-feira (7), apresentação lúdica, por meio de videoconferência, para crianças e adolescentes do Instituto Luz de Jesus, entidade filantrópica sem fins lucrativos do município de Anápolis, localizado a 59 quilômetros de distância de Goiânia. A instituição abriga, atualmente, 16 crianças e adolescentes, além de outras 13 pessoas portadoras de deficiência. As ações do projeto Liga Infantil dos Heróis Comuns são realizadas pela Presidência do TJGO, por meio do Centro de Comunicação Social, em parceria com a Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJGO.

O projeto narra a história de sete super-heróis que representam diferentes grupos sociais, como o branco, o negro, o índio, a pessoa com deficiência, o cigano, a mulher e também o profissional de saúde, onde levam informações e esclarecimentos sobre os direitos da criança e do adolescente. A ação social foi criada na Semana da Criança, em outubro de 2020.

Durante o encontro virtual, devido à pandemia do novo coronavírus, os internos assistiram ao vídeo institucional, que contou a história dos sete super-heróis, os quais usam o poder para ajudar crianças, adolescentes e suas famílias da Vila Normal, onde moram. Ao longo da apresentação, cada criança pode observar e se identificar com um dos personagens.

Além da “Kamilla Kaka” que possui super memória e coragem para enfrentar qualquer coisa, o grupo conta com “João Conviver”, uma criança que nasceu com apenas uma perna, e que distribui dignidade e amor-próprio; a “Cecília Ciça”, que embora tenha 10 anos, transforma o trivial em algo especial; o “Aroldo Peraê”, que planta o afeto e o amor; a “Célia Cometa”, que ajuda a encontrar a profissão certa; o “Cyd Cigano”, que é uma criança energizadora e possui habilidade de saber o que o outro quer e, ainda, a “Ruth Ahá”, que ensina que viver bem e feliz é um direito de todos.

No auditório do Tribunal de Justiça, a contadora de estória Mara Cristina, servidora pública, interagiu com a criançada e os profissionais da entidade filantrópica. “Estou feliz em poder falar com vocês, e dividir um pouco da história desta turminha de heróis. Precisamos manifestar mais nosso sentimento de amor, assim como estão fazendo comigo, pois a equipe também está disposta a devolver esse amor e carinho recebidos”, frisou, emocionada.

Ainda durante a conversa, uma das cuidadoras disse que se sente realizada ao prestar assistência para os internos. “O meu sentimento aqui é de gratidão, pois também fui interna e sei que a equipe é formada não só de profissionais, mas sim de pessoas com amor pelo que fazem. Aqui, na entidade, doamos e recebemos amor”, comentou.

A diretora-presidente do Instituto Luz de Jesus, Maria de Fátima, ressaltou a importância do projeto, visto que a iniciativa consiste em formar cidadãos conscientes e responsáveis para o futuro. "Essa ação é uma inspiração para eles, pois podem, a partir deste olhar, sonhar e de serem capazes de superarem suas dificuldades”, finalizou. Além do Instituto Luz de Jesus, o projeto foi apresentado às crianças da Casa de Passagem Proteger é Possível, de Luziânia; Comunidade Sagrada Face de Jesus, também de Luziânia; Casa Moisés, de Águas Lindas de Goiás e, também, para o Instituto Cristão Evangélico- ICEG, em Anápolis. (Texto: Acaray M. Silva/Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Agenda de apresentações:

8/7: Cidade Ocidental: Casa Lares Rebecca Jenkins
12/7: Goiatuba – Casa da Criança
13/7: Cristalina – Instituição Municipal Cecy Peixoto
13/7: Cristalina – Casa Betânia
14/7: Minaçu: Casa de Passagem Nosso Lar

  •    

    Ouvir notícia: