Nesta época do ano em que os termômetros chegaram a marcar até 7°C nas madrugadas, a vulnerabilidade de parte da população fica mais evidente: o frio chega mais intenso para as famílias em casas sem proteção adequada e para quem vive ao relento, sob marquises. A fim de ajudar essa parcela da sociedade, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) arrecadou mais de 1,2 mil cobertores e peças de vestuário de inverno, entregues a instituições sociais que, por sua vez, vão destinar os itens aos assistidos. Nesta quarta-feira (7), a última parte dos donativos foi entregues a três associações, em solenidade que marcou o fim da campanha, realizada no auditório da sede do Poder Judiciário goiano. 

Segundo a juíza auxiliar da presidência, Sirlei Martins da Costa, logo no início da campanha, na quarta-feira anterior (30), a adesão do público interno foi bastante expressiva, o que garantiu o sucesso ao Poder Judiciário goiano retomar a campanha de doação de alimentos, com entrega de 80 cestas básicas, com iniciativa de arrecadação que vai até o dia 9 de setembro. 

À frente da Diretoria de Recursos Humanos, Wanessa Oliveira Alves compartilha da opinião: “Ficamos muito contentes com o comprometimento e engajamento da magistratura e do funcionalismo, ativo e inativo. É um sentimento de gratidão em ajudar e conhecer pessoas tão comprometidas com o trabalho social, que receberam com amor as doações”. A diretora ainda agradeceu os apoios do Sindicato dos Oficiais de Justiça e Avaliadores do Estado de Goiás e da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), que também participaram da campanha.

Uma das instituições sociais contempladas foi a Casa de Auxílio Chico Xavier, que atende direta e indiretamente cerca de 600 pessoas, com entrega de alimentos e enxovais para moradores de áreas carentes e em situação de rua. “A ajuda do TJGO é excepcional e mostra que há uma grande preocupação de entidades públicas que não estão diretamente ligadas à área de assistência social. É uma iniciativa importante do Poder Judiciário, uma vez que o Executivo não consegue sozinho suprir essa demanda”, afirmou o presidente da organização, Hermeto de Carvalho Neto.

A fim de ajudar profissionais da cadeia do lazer e entretenimento que ficaram sem renda durante esta pandemia, a instituição Adote a Arte promove apoio material e social. Representando a organização, o músico Roberto Célio Pereira da Silva, conhecido como Xexéu, também agradeceu a doação recebida nesta tarde. “A instituição foi criada em março do ano passado, já antecipando a crise que o setor sofreria, a fim de ajudar artistas carentes e suas famílias. Logo, percebemos que havia um grande rol de profissionais que lidam com eventos também necessitados, como vigilantes, garçons e técnicos, totalizando mais de 180 famílias”, explicou.

A terceira instituição que recebeu a última remessa na solenidade foi o Centro Espírita Grupo André Luiz, representada pelo voluntário Enivaldo Felipe Nascimento. Há mais de 30 anos, a organização atende famílias vulneráveis em núcleos diferentes de Goiânia, tendo iniciado o trabalho com imigrantes instalados no Jardim das Oliveiras. Semanalmente, mais de 100 voluntários, como Enivaldo, fazem a arrecadação e entrega de alimentos. “É uma corrente do bem, cada um contribui com um pouco para as coisas melhorarem, são várias pessoas e cada um depende do trabalho do outro. Em tudo colocamos amor e é com amor que recebemos essa doação”, finaliza o representante.

Solenidade

Durante a cerimônia de entrega, o músico Xexéu apresentou duas canções, em voz e violão – Amor de Índio, de Beto Guedes, e Tocando em frente, de Almir Sater. Em seguida, a servidora do TJGO Mara Cristina, conhecida sambista de Goiânia, se juntou ao artista para interpretar O que é o que é, de Gonzaquinha. Com clima leve e amistoso, os demais presentes foram chamados a subir ao palco para simbolizar a entrega dos últimos cobertores, marcando o fim desta campanha de arrecadação.

Participaram também da cerimônia a secretária-geral da presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; a diretora administrativa, Tatiana Rodrigues Ferreira; o diretor financeiro, Irismar Dantas de Souza; o diretor do Centro de Comunicação Social, Luciano Augusto Souza Andrade; e, da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), a secretária-geral, Helenita Neves de Oliveira e Silva. (Texto: Lilian Cury / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: