Um projeto-piloto na comarca de Goiânia está potencializando a realização de atos nas escrivanias. Em seu primeiro mês de funcionamento, a Central de Expedição de Cartas das Varas Cíveis realizou mais de 91 mil atos e movimentou 83 mil processos. Foram duas frentes de trabalho do novo grupo: movimentação em 4.229 processos encaminhados por 23 varas cíveis e, ainda, auxílio em outras cinco unidades – 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal; UPJ de Família; UPJ dos Juizados Especiais da Fazenda Pública; 12ª Vara Cível e 14ª Vara Cível – com o resultado de 87 mil atos e 79 mil processos movimentados.

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, “a criação da Central de Expedição, iniciativa da comarca de Goiânia, é de notável reconhecimento, pois traz agilidade na movimentação de processos em unidades judiciárias com elevada demanda e, com isso, contribui com a nossa prioridade de garantir uma resposta mais rápida para a população”.

“Com uma demanda cada vez mais crescente, nosso papel, como gestores, é buscar soluções que aperfeiçoem e agilizem a prestação jurisdicional com os recursos humanos e tecnológicos que temos. E, com a Central, vamos conseguir dar mais celeridade ao andamento dos processos, prioridade da gestão do desembargador Carlos França”, declara o diretor do Foro da comarca de Goiânia, juiz Héber Carlos de Oliveira.

E essa agilidade vem com a padronização dos atos, conforme explica o coordenador judiciário da comarca de Goiânia, Thiago Borges. “A Central de Expedição, que funciona a partir da padronização e especialização de atos, vem trazer mais celeridade para a tramitação processual e auxiliar o trabalho dos servidores das escrivanias. Esclarece que a equipe da Central atua na expedição de cartas, que são atos de simples execução, mas que representam um grande volume de serviço nas varas, e assim retiram essa demanda das escrivanias, que podem focar na análise dos casos mais complexos”.

Nova atuação
A partir desta segunda-feira (2), uma nova central, a Central de Expedição de Cartas das Varas da Fazenda Pública Estadual, começa a funcionar. De acordo com a portaria assinada pelo diretor do Foro da comarca de Goiânia, inicialmente, a Central atenderá as demandas da 1ª, 3ª, 4ª e 6ª varas da Fazenda Pública.

Resultado
Na UPJ dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, o auxílio da Central de Expedição de Cartas durante cinco dias movimentou cerca de doze mil processos, o que representa 16% do acervo, segundo relata a gestora da UPJ, Caroline Gomes Melo.

Para o escrivão judiciário da 12ª Vara Cível, Geyser Vaz, a Central de Expedições de Cartas “resultará na maior celeridade da prestação jurisdicional e no amplo cumprimento das providências da escrivania. Tendo em vista a grande demanda de serviços e a limitada quantidade de recursos humanos disponíveis, certamente a ação repercutirá na satisfação do jurisdicionado com a unidade judiciária. A iniciativa é de grande relevância para a comarca de Goiânia e merecedora dos mais honrados elogios”, opina o servidor. (Texto: Daniela Becker / Arte: Wendel Reis - Centro de Comunicação Social do TJGO). 

 

Central de Expedição (01/07 a 30/07)

Quantidade de atos 91.372
Quantidade de processos 83.396

  •    

    Ouvir notícia: