O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, inaugurou, na manhã desta sexta-feira (11), mais um Posto Avançado do Poder Judiciário, desta vez na cidade de Panamá, atual distrito judiciário de Goiatuba. Durante a solenidade de inauguração, realizada no antigo Fórum local, Carlos França e o prefeito do município de Panamá, José Willian Coelho de Paula, assinaram documento de termo de cessão, no qual o Poder Judiciário autoriza a utilização de parte do prédio em que funcionava o fórum da comarca pela prefeitura municipal.

“Atravessamos um período de dificuldades, em que os gestores públicos precisam tomar as providências adequadas para oferecer a prestação dos serviços aos cidadãos, observando as restrições orçamentárias e as necessidades de cada região”, destacou o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, ao discorrer sobre a inauguração do Posto Avançado do Poder Judiciário na cidade de Panamá e a recente desinstalação da comarca. Ele também ressaltou que as decisões estratégicas do Poder Judiciário Estadual são estabelecidas pela análise de critérios numéricos e objetivos, e de acordo com as orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Em relação à atuação do Poder Judiciário no município, o presidente do TJGO informou que Panamá continuará recebendo uma prestação jurisdicional célere e efetiva. “As demandas jurisdicionais de Panamá serão atendidas pelos três juízes titulares de Goiatuba e o funcionamento do Posto Avançado vai possibilitar aos jurisdicionados desse importante distrito judiciário a realização de audiências, prestação de depoimentos, além de outros atos e atendimentos judiciais”, salientou Carlos França.

Lugar de pessoas sábias

“A cidade de Panamá é conhecida na região como um lugar de pessoas sábias, e a atuação do prefeito José Willian tem sido pautada pelo bom senso e sabedoria”, elogiou o corregedor-geral da Justiça do Estado de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges, ao destacar o papel da administração municipal de Panamá nas deliberações com o TJGO para a inauguração do Posto Avançado da cidade.
“As lideranças locais receberam do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, um compromisso em relação à seriedade da prestação jurisdicional e da manutenção do quadro de servidores, e, durante meus nove anos de atuação no Poder Judiciário Estadual, não vi o desembargador Carlos França falhar com nenhum acordo assumido” atestou o corregedor-geral da Justiça de Goiás, desembargador Nicomedes Domingos Borges.

Conforme a diretora do Foro de Goiatuba e titular do Juizado Especial Cível e Criminal da comarca, a juíza Lívia Vaz da Silva, que atuou como magistrada titular de Panamá por aproximadamente dez anos, foi naquela então comarca e atual distrito judiciário que ela se desenvolveu como profissional. “O Panamá, como a cidade é carinhosamente chamada por seus cidadãos, é um lugar pacato, de gente séria e trabalhadora, onde o Poder Judiciário sempre desempenhou um papel relevante”, destacou Lívia Vaz da Silva, que será a magistrada responsável pelo Posto Avançado da cidade. Ela ainda completou que o dever de relevância exercido pelo TJGO não cessará no município. “O Poder Judiciário continuará atuante nessa comunidade, e focado para cada vez mais oferecer uma prestação jurisdicional de excelência”, ressaltou a juíza Lívia Vaz da Silva.

Lideranças locais e estaduais

O prefeito de Panamá, José Willian Coelho de Paula, se disse honrado em receber o presidente do TJGO, desembargador Carlos França, em sua cidade natal. “O sentimento de perda da desativação da comarca é substituído pelo compromisso da administração do TJGO em atuar ativamente na nossa região, garantindo aos nossos jurisdicionados uma prestação de serviço genuína e efetiva”, disse o gestor municipal. Ele ainda destacou a atuação íntegra e transparente do presidente do Poder Judiciário Estadual, desembargador Carlos França, que “honrou todos os acordos tratados na deliberação da desinstalação da comarca e inauguração do Posto Avançado de Panamá”, disse.

Para o deputado estadual e secretário da Mesa Diretiva da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Álvaro Guimarães, na ocasião representando o presidente da Alego, Lissauer Vieira, o momento é de relevância para a cidade de Panamá. “Quando tivemos a notícia da desinstalação da comarca local sofremos um baque, que logo deu lugar à certeza do trabalho sério e diligente do chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França, que desempenha suas funções com lisura e transparência, sempre voltado para a garantia do bem-estar social e da defesa dos interesses da comunidade”, afirmou o deputado.

Também estiveram presentes na solenidade, os juízes auxiliares da Presidência, Jussara Cristina Oliveira Louza e Reinaldo Dutra; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás, (CGJGO), Altair Guerra da Costa; a titular da 1ª Vara de Goiatuba, juíza Mônica Miranda, que também atuará no Posto Avançado de Panamá; a diretora de Obras do TJGO, Cybelle Saad; o diretor judiciário do TJGO, Divino Pinheiro Lemes; o coordenador das Promotorias de Justiça de Goiatuba, o promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Rômulo Correa de Paula, na ocasião representando o procurador-geral de Justiça, Aílton Flávio Vecchi; o promotor de Justiça do MPGO Rodrigo Fernandes; a primeira-dama do município de Panamá, Nayara Moema; o vice-prefeito de Panamá e de Goiatuba, Fernando Oliveira e Valdir Cardoso Martins, respectivamente; os presidentes das Câmaras Municipais dos dois municípios, vereador Márcio Ferreira de Souza e vereador Alexandre Borges Santana, respectivamente; o advogado Ismail Luiz Gomes, na ocasião representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO), subseção Itumbiara, o presidente da Cooperativa Mista dos Agropecuaristas da Região de Panamá (Coperpan), Rene da Mota Oliveira, além de servidoras e servidores do Poder Judiciário local. Veja galeria (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: