O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, participou nesta quarta-feira (27) da solenidade de inauguração do prédio da nova sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), que recebe o nome de Palácio Maguito Vilela, em homenagem ao ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, que faleceu no início de 2021. O evento de inauguração, tendo à frente o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, contou também com a presença do governador Ronaldo Caiado.

O chefe do Poder Judiciário acompanhou o hasteamento do pavilhão nacional, o descerramento do busto do ex-governador Maguito Vilela, de autoria do artista plástico e escultor goiano Cleider de Souza, e a inauguração da galeria de ex-presidentes da Assembleia Legislativa.

Na ocasião, Carlos França (foto abaixo) afirmou que a obra da nova sede representa, além de melhores condições de funcionamento e trabalho para as deputadas, deputados e todo corpo funcional daquela Casa de Leis, também um local digno para acolher melhor o cidadão goiano. "Nesta nova sede, o cidadão poderá ser melhor acolhido, ouvido e, principalmente, representado. Que esta obra possa, então, servir para o encontro, a reunião, a congregação de todos com o objetivo de ofertar trabalho ainda mais profícuo do Parlamento goiano em favor da sociedade. E que os nossos representantes possam desempenhar da melhor forma as suas relevantes funções em prol de todo o Estado", salientou.

Harmonia e independência entre os Poderes

"Em Goiás, vivemos momento em que os Poderes trabalham de forma independente e harmônica, guiados por tais valores, em uma convivência republicana e pautada pela superioridade do interesse público. Que assim continuemos: unidos, autônomos, trabalhando diuturnamente, cada qual no seu papel, com objetivo de cumprir, com lealdade constitucional, as nossas respectivas missões”, destacou o presidente do TJGO.

Já o governador Ronaldo Caiado afirmou que a nova sede da Assembleia Legislativa é uma construção imponente. Segundo ele, o Legislativo é um poder que representa o povo em sua totalidade. “Aqui não é casa dos deputados e deputadas, aqui é a casa do povo goiano. O governador é eleito com metade mais um dos votos, já os deputados estaduais chegam representando a totalidade do povo goiano”, exemplificou Caiado.

O presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, afirmou que “o dia de hoje é um dia histórico para o Estado de Goiás. Estamos entregando a sede do Poder Legislativo do Estado de Goiás à população goiana. Só tenho que agradecer a todos os deputados, deputadas, servidoras e servidores da Assembleia”, disse. Ele também cumprimentou todos os membros do TJGO.  “Agradeço pela parceria e tudo o que o senhor tem feito por meio do diálogo, com a transparência e competência que tem conduzindo a gestão do Poder Judiciário goiano”, enfatizou o presidente da Alego ao dirigir a palavra ao chefe do Poder Judiciário.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, saudou aos presentes e falou da alegria em ter a nova sede próxima ao Paço Municipal. “Agora estamos próximos fisicamente e vamos continuar trabalhando juntos em prol da população goiana”, afirmou ele, que também agradeceu o apoio que o Poder Judiciário goiano tem dado à sua gestão.

Também estiveram na solenidade de inauguração, os desembargadores Itamar de Lima e Anderson Máximo de Holanda; o procurador-geral de Justiça, Ailton Vecchi; o defensor público-geral em exercício, Tiago Gregório Fernandes; o corregedor-geral do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), conselheiro Sebastião Tejota; o presidente da Câmara Municipal de Goiânia, vereador Romário Policarpo; além de familiares de Maguito Vilela, dentre outras autoridades. . Veja galeria (Texto: Arianne Lopes / Fotos: Acaray Martins – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: