O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, conduziu, nesta sexta-feira (15), a solenidade de posse, realizada no plenário do TJGO, para recepção de quatro novas desembargadoras e seis novos desembargadores que comporão o colegiado: Sebastião Luiz Fleury, Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade, Reinaldo Alves Ferreira, Sérgio Mendonça de Araújo, Ana Cristina Ribeiro Peternella França, Fabiano Abel de Aragão Fernandes, Lília Mônica de Castro Borges Escher, Camila Nina Erbetta Nascimento, Roberto Horácio de Rezende e Jeronymo Pedro Villas Boas.

 

A sessão plenária especial foi transmitida ao vivo pelo canal do TJGO no Youtube e contou com a presença do governador Ronaldo Caiado; ministra do Superior Tribunal de Justiça , Laurita Vaz, representando o presidente do STJ,,ministro Humberto Martins; do secretário-geral do Conselho Nacional do Ministério Publico (CNMP), Carlos Vinícius Alves Ribeiro, representando o procurador-geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras; do procurador-geral da Justiça, Aylton Flávio Vechi; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara; defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior; do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Edson Ferrari, e do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, Marcos Villas Boas, representando o presidente do TJTO, desembargador João Rigo; a presidente da Associação da Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), juíza Patrícia Carrijo e do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz. Também prestigiaram a solenidade de posse diversas outras autoridades, desembargadoras, desembargadores, juízas, juízes, servidores e familiares dos empossados.

“Essa cerimônia representa o aprimoramento da nossa prestação jurisdicional. Tenho certeza que as desembargadoras e desembargadores empossados, pelas suas histórias de relevantes serviços prestados, enriquecerão ainda mais a nossa Corte de Justiça. São dez colegas que participam de forma decisiva para excelência do serviço que oferecemos para sociedade”, disse o presidente Carlos França, que empossou nove novos desembargadores. A desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França foi empossada pelo vice-presidente Zacarias Neves Coelho.

 


A secretária do Plenário do Poder Judiciário Estadual, Otávia Goyanazes de Lima, procedeu a leitura do Termo de Compromisso de Posse das novas desembargadoras e dos novos desembargadores do TJGO, que foram agraciados com o colar do Mérito Judiciário e o diploma de investidura. Durante a solenidade, a desembargadora Doraci Lamar Rosa da Silva Andrade prestou o compromisso regimental de posse, juntamente com os demais colegas empossados.

 

A desembargadora Sandra Regina Teodoro Reis (foto acima), em nome da Corte do TJGO, saudou os novos colegas de colegiado. “A luta, no sentido de buscar soluções para os problemas sempre crescentes da sociedade _ que dá sinais de que seus anseios não irão se estancar _ é diuturna. Cada demanda é um desafio novo. As demandas se reinventam como passes de mágica e o julgador há que ser criativo na aplicação do direito, pois o direito não mais poderá prever as situações que a sociedade vai desenhando no âmbito de suas relações.”


Sebastião Luiz Fleury  (foto acima) falou em nome dos colegas empossados e ressaltou a honra e a satisfação em assumir um cargo de tamanha relevância e responsabilidade. "É imensa a alegria para todos nós de poder compartilhar esta emoção com familiares e tantos amigos de luta, principalmente com aqueles que conhecem nossos anseios de uma magistratura forte e independente, desde o nosso ingresso na carreira, e que nos antecederam na tomada de assento nesta Corte, contribuindo assim para a chegada deste momento". No discurso, o desembargador empossado ainda elogiou os avanços administrativos do TJGO. “O Poder Judiciário do Estado de Goiás está sendo aumentado, ao mesmo tempo em que está se renovando e se superando em relação a outros Tribunais do País. Tudo isso, graças força, determinação e pujança de nosso Presidente, desembargador Carlos França, a quem rendemos nossas homenagens".

Manifestações

Para o procurador-geral da Justiça, Aylton Vechi, o momento em que o Tribunal de Justiça de Goiás recebe novos integrantes, juízes com larga experiência e integridade, é de grande relevância. O PGJ ressaltou, de forma especial, a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França, que assumiu o cargo na vaga do quinto constitucional destinada ao MPGO. “Uma oportunidade ainda mais singular para nós, que integramos o Ministério Público, ao testemunhar o início de uma nova jornada de uma das mais importantes e destacadas mulheres de nossa instituição, a desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França”.

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Rafael Lara, cumprimentou as novas desembargadoras e novos desembargadores e falou que a "Advocacia está confiante na melhor execução das responsabilidades que eles assumem a partir desta cerimônia. A cada sessão de julgamento, a cada despacho de memoriais, a cada decisão publicada, estejam sempre na busca de serem cada vez melhores. Parabéns a Vossas Excelências. A advocacia sauda os novos desembargadores".

Ao final da cerimônia, o governador do Estado, Ronaldo Caiado, cumprimentou os novos desembargadores do TJGO e ressaltou a trajetória dos empossados ao lembrar que, até chegarem nesta data, eles passaram por etapas importantes na carreira. "É um orgulho enorme a posse de juízes e juízas com tanta competência para compor a alta corte da nossa Justiça. Fez questão de fazer referência à chegada da desembargadora Ana Cristina. Quero parabenizar ao presidente Carlos França e também todos familiares. Trago meu reconhecimento pelo trabalho de todos vocês."

 Honra, satisfação e dedicação

As novas empossadas e empossados foram unânimes em destacar a honra, a satisfação e a dedicação ao cargo de desembargador do Judiciário goiano. Para o desembargador Sebastião Luiz Fleury “é uma honra assumir um cargo de tamanha relevância e responsabilidade. Todavia, não podemos esquecer de afastar o cálice da vaidade e do triunfo, e sim termos a exata consciência de que nossas responsabilidades irão aumentar, e com isso será exigido muito mais”.

Já Doraci Lamar disse estar honrada e agradecida a todos os magistrados que vieram antes dela, “pelos sonhos e ideais, que os levaram a trilhar o caminho que instituiu o Poder Judiciário, que hoje me recebe como desembargadora. Eu honro e agradeço a todos os meus ancestrais e a meus pais pela minha vida e por eu ser quem sou. Eu honro e agradeço meus sogros por terem me acolhido na família deles, que se tornou minha também. Eu honro e agradeço meu esposo, filhos, nora e neto, por me permitirem sonhar, realizar e me motivarem, incentivarem e contribuírem sempre para meu crescimento. Eu honro e agradeço todos os meus familiares e amigos, que sempre me incentivaram na minha caminhada. Esta conquista também a eles pertence”, disse a nova desembargadora.

Para Reinaldo Alves Ferreira, “a ascensão ao cargo de desembargador é o coroamento de uma carreira de todos nós que chegamos na magistratura e temos um compromisso com a realização da Justiça. Então, entrar no cargo que nós agora assumimos é como um novo desafio, no sentido de dar continuidade na implementação da Justiça na sua integralidade. Encaramos, com muita responsabilidade, esse novo cargo e vamos fazer de tudo para que a Justiça não seja apenas um mero discurso, uma mera retórica, mas seja uma realidade. É nesse sentido que eu encaro o novo cargo: uma responsabilidade, porque julgar não é fácil, mas nós somos moldados para isso”.


Já Sérgio Mendonça destacou que assume “com muita satisfação o cargo de desembargador, e levo nesta nova jornada os ensinamentos da magistratura, com a perspectiva de contribuir para a célere e efetiva prestação jurisdicional”.


Ânimo
“Assumo o honroso cargo de desembargadora no Tribunal de Justiça de Goiás com ânimo e crença renovados no ideal de Justiça”, ressaltou a empossada desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França. Ela mencionou com gratidão sua carreira no MPGO, “instituição onde viceja a defesa da democracia e dos mais vulneráveis”. Sobre a investidura no cargo de desembargadora, ela declarou sua expectativa do desempenho das novas funções. “Espero contribuir para a manutenção da credibilidade e da soberana independência do Poder Judiciário, bem como ajudar, sem medir esforços, nas mudanças rumo a uma sociedade mais fraterna e igualitária.”

Fabiano Abel de Aragão Fernandes destacou a satisfação de chegar ao Tribunal de Justiça por aceitação e acolhimento de seus membros. “Mas não podemos esquecer que o cargo não nos pertence. Este honroso posto pertence ao Estado e deve ser exercido em benefício do povo e do que é justo”, destacou o agora desembargador do TJGO Fabiano Abel de Aragão Fernandes.

Sabedoria
Demonstrando sua religiosidade, a desembargadora Lília Mônica de Castro Borges Escher agradeceu a Deus, a sua família e aos seus mestres e colegas que a acompanharam em seus 33 anos dedicados ao exercício da magistratura. “Alcanço este honroso cargo e peço a Deus que me conceda sabedoria para continuar a caminhada”, declarou, emocionada , a nova desembargadora do TJGO.

Para Camila Nina Erbetta Nascimento, o momento da assunção ao cargo de desembargadora do TJGO é de muita realização e alegria, que coroa sua carreira na magistratura. Com a nova investidura, ela espera ampliar sua contribuição para o Judiciário goiano. “Vou honrar o cargo e me dedicar cada vez mais para o exercício da função, com o máximo de empenho, respeito e amor, prezando sempre pela seriedade, qualidade e agilidade, a fim de prestar um serviço de excelência para a sociedade”.

Conforme o novo desembargador empossado Roberto Horácio de Rezende “é uma enorme satisfação compor o colegiado do Poder Judiciário goiano, após 33 anos de carreira na magistratura, em que sempre busquei entregar o meu melhor”. Ele também ressaltou a gratidão e felicidade pela vivência profissional adquirida ao longo de sua atividade como juiz substituto em segundo grau.


“Hoje é um dia marcante. Dia de relembrar com alegria toda a trajetória de uma carreira que agora chega a um novo momento. Tomar assento perante o Tribunal de Justiça e poder servir a sociedade goiana e pertencer a magistratura goiana, é para mim uma honra”, declarou o desembargador Jeronymo Pedro Villas Boas.

 

Presenças

Estiveram também presentes as desembargadoras e desembargadores que compõe o TJGO; os juízes auxiliares da presidência Aldo Sabino, Sirlei Martins da Costa; os juízes auxiliares da corregedoria Geral de Justiça do Estado de Goiás, Gustavo Assis Garcia e Ricardo Dourado; a presidente da Associação dos Magistrados de Goiás (Asmego), Patrícia Carrijo; o 2º vice-presidente da Asmego, Homero Sabino de Freitas; o diretor do Foro de Goiânia, juiz Heber Carlos de Oliveira; o diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro da Silva; a secretária-geral da presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Lima Alves; a secretária-geral da CGJGO, Helenita Neves de Oliveira e Silva; o presidente do TRT – 18ª Região, desembargador Welington Luís Peixoto; a desembargadora aposentada Avelirdes Pinheiro; o vice-presidente do Sindjustiça, Luzo Gonçalves dos Santos; o presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Goiás, Eleandro Alves Almeida; o diretor da Escola Nacional da Magistratura Estadual, Avenir Passos de Oliveira; a diretora presidente da Escola Superior de Advocacia da OABGO, Antônia Chaveiro; o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres; a procuradora-geral do Estado de Goiás, Juliana Prudente; a primeira-dama município de Goiânia, Thelma Cruz; o corregedor-geral do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Paulo Prata Rezende; a procuradora de Justiça da Ivana Farina; o juiz federal Warney Paulo Nery Araújo; juiz membro e ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE) Márcio Antônio de Sousa Moraes Júnior; o diretor tesoureiro da OAB-GO, Eduardo Alves Cardoso Júnior; a secretária geral da OABGO Talita Silvério Hayasaki; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Jales Guedes Coelho Mendonça; o chefe do gabinete do prefeito Rogério Cruz, José Firmino; o secretário municipal de saúde, Durval Pedroso; o vereador Anselmo Pereira; a secretária executiva da Procuradoria Geral do Município, Viviane Cristina de Oliveira Louza; o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Washington Luiz Vaz Júnior; o prefeito de Trindade, Marden Gabriel Alves de Aguiar Júnior; o prefeito de Senador Canedo; Fernando Peloso; a dra. Anna Vitória Caiado e o esposo Alexandre Alencastro Veiga; o presidente do TCM, conselheiro Joaquim de Castro; o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonato; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Município, Humberto Aidar. (Fotos: Gusthavo Crispim e Wagner Soares Centro de Comunicação Social)

 

  •    

    Ouvir notícia: