A primeira sessão plenária da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) ocorreu de forma virtual, nesta terça-feira, 9. O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, participou da sessão transmitida ao vivo, e que foi aberta pelo presidente daquele colegiado, desembargador Roberto Horário de Rezende.

 Ao cumprimentar os integrantes do novo colegiado, o chefe do Poder Judiciário goiano ressaltou que é uma satisfação participar da primeira sessão da 3ª Câmara Criminal. “É uma oportunidade que este Tribunal, com a atuação firme e dedicada dos colegas e de suas equipes, tem de oferecer uma prestação jurisdicional célere, de qualidade, aos jurisdicionados”, pontuou Carlos França.

O presidente do TJGO também destacou que havia necessidade de instalação de nova câmara criminal, devido ao grande volume de processos.  “O volume de processos, de recursos e ações originárias, sobrecarregava os colegas e suas equipes. Com o apoio dos integrantes do Órgão Especial, foi possível fazer alteração na estrutura do Tribunal e criar duas novas câmaras, uma criminal (3ª) e uma cível (a 7ª)”, informou.



Carlos França citou que, do dia 15 de julho, data da posse dos novos desembargadores, ao dia 9 de agosto, já foram distribuídos para a 3ª Câmara Criminal, 757 processos. “Uma média de 151 processos para cada gabinete, o que comprova a necessidade que se fazia desse novo colegiado. Ganha o Tribunal, os integrantes do sistema de justiça e, principalmente, a sociedade goiana”, comemora o chefe do Poder Judiciário.

Mais celeridade na prestação jurisdicional

    Ao abrir a sessão virtual, o presidente  da 3ª Câmara Criminal, desembargador Roberto Horário de Rezende, afirmou que a criação do novo colegiado é uma antiga reivindicação. “A 3ª Câmara Criminal  chega na gestão transformadora e moderna do desembargador Carlos França, que não mediu esforços para instalá-la. Esperamos construir uma câmara célere, harmônica e oferecer o melhor serviço para a sociedade, como também elevar cada vez mais o nome do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás”, ressaltou.



As desembargadoras Lília Mônica de Castro Borges Escher e Camila Nina Erbeta Nascimento manifestaram também satisfação por compor o novo colegiado e disposição para levar adiante a missão de distribuir justiça com celeridade no TJGO, além de cumprimentarem o presidente Carlos França pelo êxito na gestão, o que foi ratificado pelos doutores Aureliano Albuquerque de Amorim e Sival Guerra Pires.

Além do desembargador Roberto Horácio de Rezende, integram a  3ª Câmara Criminal as desembargadoras Lilia  Mônica de Castro Borges Escher e Camila Nina Erbetta Nascimento e os juízes substitutos  em 2º Grau, Aureliano Albuquerque de Amorim e Sival Guerra Pires, que estiverem presentes na primeira sessão.

Também participaram da  sessão virtual, o promotor de Justiça João Porto Silvério Júnior, representando a Procuradoria-Geral de Justiça, a secretária-geral da 3ª Câmara Criminal, Glaucivânia Cândida Pereira de Carvalho, advogadas e advogados.

Composição da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás:

Titulares:

01 - Desembargadora Lília Mônica de Castro Borges Escher



02 - Desembargadora Camila Nina Erbetta Nascimento



03 - Desembargador Roberto Horácio de Rezende



Os juízes substitutos  em 2o grau, Aureliano Albuquerque de Amorim e Sival Guerra Pires, ocupam as duas outras cadeiras. As vagas são provenientes dos cargos de desembargadores destinados ao quinto constitucional, mas que ainda não foram definidas.  (Texto: Karinthia Wanderley/ Fotos: Wagner Soares- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: