Com o objetivo de definir, planejar e ampliar ações relacionadas aos projetos Roda de Conversa entre Família e Oficina de Pais, que acontece toda primeira segunda-feira do mês, foi realizada reunião na Presidência do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), nesta terça-feira (16), tendo à frente a juíza auxiliar da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa, e participação de integrantes do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e da  Associação de Terapia Familiar de Goiás (ATFAGO) e Instituto Brasileiro de Direito das Famílias (IBDFAM).

Na oportunidade foi reforçada a importância de dois projetos: 1) Oficina de Pais, que ajuda pais e mães a entenderem melhor os efeitos do processo de separação para todos os envolvidos; e 2) Roda de Conversa, que se propõe ao debate com a sociedade acerca dos temas que permeiam as questões familiares.

Segundo a juíza auxiliar da Presidência, Sirlei Martins da Costa, tanto o projeto Roda de Conversa como Oficina de Pais, abrangem debates sobre assuntos recorrentes nas varas de família, como alienação parental, educação, adoção, entre outros. Ela destacou ainda a importância da adesão de todos os parceiros dos projetos para que seja atingido o maior número de pessoas.


O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), juiz Leonys Lopes Campos da Silva, salientou que a reunião tratou também do formato que deverá ser adotado daqui em diante, considerando o novo modelo de vida pós-pandemia. “A rigor, a tendência será a adoção do sistema virtual que tem obtido resultados surpreendentes devido ao seu alcance e facilidade de acesso”, disse. “Enquanto coordenador do Nupemec e titular da 3ª Vara de Família de Goiânia, entendo que referida dinâmica é fundamental para que todos tenham consciência que quanto maior a participação das pessoas, menor serão os conflitos familiares”, salientou.

"São assuntos que mexem demais. Os encontros promovidos são produtivos e interessam a todos. E o material é rico”, frisou a psicóloga e presidente da ATFAGO, Eliane Pelles Machado Amorim, sobre a importância dos projetos Oficina de Pais e Roda de Conversa.

 

 

Oficina de Pais

Os encontros do projeto Oficina de Pais são conduzidos por psicólogas da ATFAGO e objetivam ajudar os pais e as mães a entenderem melhor os efeitos da separação , como também auxiliar estes pais em como ajudá-los e, também, como ajudar seus filhos a superar as dificuldades dessa fase de mudança. O próximo encontro do Oficina de Pais  será realizado no dia 5 de setembro. Em outubro, será no dia 3. Em novembro, ocorrerá no dia 7 e a última oficina do ano será no dia 5 de dezembro.

Projeto Roda de Conversa

 O projeto Roda de Conversa tem como objetivo alcançar pessoas interessadas sobre famílias e sua pluralidade. É um momento para escutar, falar e aprender com os outros. O projeto Roda de Conversa é uma tecnologia dentro das terapias de grupo e comunitárias que tem se mostrado instrumento de crescimento e desenvolvimento das relações humanas.

Também participaram da reunião, a coordenadora adjunta do Nupemec e titular da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Anápolis, juíza Aline Vieira Tomás; juiz da 2ª Vara de Família e Sucessões da comarca de Aparecida de Goiânia, Társio Ricardo de Oliveira Freitas; coordenadora Administrativa da EJUG, Eunice Machado Nogueira; presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família de Goiás (IBDFAM), Marlene Moreira Farinha Lemos e Iêda Machado Perna, servidora do Nupemec.(Texto: Arianne Lopes / Fotos: Gusthavo Crispim – Centro de Comunicação Social do TJGO)

 

  •    

    Ouvir notícia: