A comarca de Hidrolândia foi elevada para entrância intermediária e passou a ter duas Varas Judiciais. Nesta terça-feira (16), o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, compareceu ao fórum local para solenidade que oficializou a alteração, com presença de autoridades e representantes dos demais Poderes. Esteve presente ao evento o desembargador Nicomedes Domingos Borges, corregedor-geral da justiça.

Para possibilitar a elevação da comarca de  Hidrolândia, foi desinstalada a comarca de Cromínia, que vai passar a contar, agora, com um Posto Avançado. A medida não implicou em incremento de despesas, apenas em gestão de recursos, conforme o chefe do Poder Judiciário explicou. “Não é fácil desinstalar uma comarca, mas é preciso pensar que o serviço será prestado de forma mais efetiva à população ao estruturar melhor e elevar a entrância daquela  comarca que apresenta maior demanda processual. Dessa forma, haverá uma estrutura mais adequada para atender toda a sociedade. O TJGO está atento e consciente às necessidades estruturais de cada comarca”, discursou. Além de Cromínia, a comarca de Hidrolândia vai abranger os distritos judiciários de Professor Jamil e Maripotaba.



Para o cargo de diretora do foro, foi designada a juíza Juliana Barreto Martins Cunha (foto abaixo), titular da 2ª Vara judicial. Na ocasião, a magistrada destacou que a elevação da comarca de Hidrolândia representa um exemplo de gestão eficiente e de equalização de força de trabalho. “A gestão administrativa do TJGO conseguiu mapear, de forma precisa, como o trabalho evoluiu em cada unidade judiciária e mediu-se, com precisão, o volume de trabalho e acervo, a distribuição de novos feitos e a produtividade para gerir a informação e corrigir desigualdades, solucionar problemas históricos e tornar a justiça mais efetiva ao alcance de todos”.



O juiz Eduardo Perez (foto abaixo), titular da 1ª vara judicial da comarca,  também elogiou a medida. “A presidência do TJGO não concede, apenas respeito à magistratura, com condições de julgar e atuar melhor. Mas confere benefícios à sociedade. Ao oferecer condições para manter juízes nas comarcas, é respeitada a população e a advocacia”.



Em nome da classe advocatícia, o diretor-tesoureiro da seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OABGO), Eduardo Cardoso Júnior (foto abaixo), se pronunciou para afirmar que o “TJGO fez história ao elevar a comarca, uma vez que o pleito já foi uma reivindicação da classe e hoje é motivo de agradecimentos”.



O prefeito de Hidrolândia, José Délio Alves Júnior, relatou que se antes a cidade era conhecida por ser “a capital das águas” ou “a capital da jabuticaba”, o panorama econômico atual pode mudar esse retrato. O chefe do Executivo local relatou que “grandes empresas da área logística têm se instalado no município, como Amazon, Magazine Luiza e Casas Bahia, devido à posição privilegiada perto da capital e do anel viário, sendo  que a elevação da comarca vai contribuir com o fluxo econômico e o consequente crescimento e desenvolvimento”.

Presenças

Participaram também da solenidade a juíza auxiliar da presidência do TJGO, Jussara Louza; o diretor do Foro de Goiânia, juiz Héber Carlos de Oliveira; o juiz da comarca de Senador Canedo, Carlos Eduardo Martins da Cunha, as promotoras de justiça Sandra Monteiro de oliveira Lima e Sandra Ribeiro Lemes, o conselheiro seccional da OABGO, José Mendonça; a procuradora do Estado de Goiás, Adriane Naves Perez,  e o vice-prefeito de Hidrolândia, Welington de Souza.

E, ainda, o subtenente da Polícia Militar Cleiton Lemos; o procurador do Município de Hidrolândia, Jurandir Pereira; o procurador do Município de Professor Jamil, Caio Santos; as titulares dos Cartórios de Hidrolândia, Adriana de Melo, Lilian Camilo e Vanusa Souza;  a delegada da OAB de Hidrolândia, Anabel Pitaluga;  o presidente da Câmara dos Vereadores de Hidrolândia, Vandercy Cardoso. Veja galeria (Texto: Lilian Cury/ Fotos: Acaray Martins- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: