O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, prestigiou na tarde dessa quarta-feira (8), a solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres, para o biênio 2023-2025. A cerimônia foi realizada no auditório Carlos Vieira, do Palácio Maguito Vilela, na sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). O evento foi uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) e contou com a presença da desembargadora Ana Cristina Ribeiro Peternella França e dos desembargadores Itamar de Lima, Anderson Máximo de Holanda, Vicente Lopes e Eliseu Taveira.

O presidente do TJGO, desembargador Carlos França, ressaltou a relevância da posse do promotor de Justiça do MPGO, Cyro Terra Peres, como o novo procurador-geral da Justiça do Estado de Goiás e exaltou as ações empreendidas ao longo da gestão de Aylton Flávio Vechi e a relevante parceria do MPGO com o Poder Judiciário.



“Tivemos grandes êxitos, por meio do diálogo e da construção de soluções entre o TJGO e o MPGO para o melhor desempenho da prestação jurisdicional, durante a competente gestão de Aylton Vechi, procurador-geral da Justiça, e estou certo que o dinâmico Cyro Terra dará continuidade e brilhantismo a este importante trabalho voltado para servir à população e os jurisdicionados de Goiás”.

O governador Ronaldo Caiado iniciou seu pronunciamento desejando uma administração profícua ao novo procurador-geral da Justiça, Cyro Terra. Ele elogiou os avanços conquistados pelo órgão na gestão de Aylton Vechi. Na ocasião, o governador ressaltou que não é possível a construção de soluções e de políticas públicas de forma isolada. “Os Poderes e órgãos autônomos são independentes e devem ter suas autonomias respeitadas, cada um com suas prerrogativas e limites constitucionais preservados”, destacou.

Segundo Ronaldo Caiado, a governabilidade conferida à sua administração foi construída de forma inédita em Goiás. “Nenhuma providência foi tomada, na merecida abrangência, sem que todas as autoridades e Poderes fossem convidados para que juntos pudéssemos deliberar e propor soluções para as questões mais importantes do Estado”.



Transformação do Poder Judiciário

Conforme o procurador-geral de Justiça do Estado no período de 2019 a 2023, Aylton Flávio Vechi, a atenção e o apoio dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário foram fundamentais para o fortalecimento do Ministério Público goiano. Ele agradeceu a confiança do governador Ronaldo Caiado, “que mesmo enquanto deputado federal e senador atuou para a preservação da autonomia do Ministério Público”, salientou Aylton Vechi.

“Quero aqui também dar o meu testemunho de transformação do Poder Judiciário goiano ao longo da exitosa e marcante gestão do presidente do TJGO, desembargador Carlos França”, elogiou Aylton Flávio Vechi. Segundo ele, o desembargador Carlos França aprimorou, com medidas inovadoras, a celeridade da prestação jurisdicional. “Com muita disposição, economia, espírito público e colaborativo, o presidente França vem conduzindo o TJGO em um ambiente de diálogo com todas as instituições que integram o sistema de Justiça”, sublinhou.

Ainda a respeito do presidente do TJGO, desembargador Carlos França, o então procurador-geral da Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, avaliou que “entrará para a história do Poder Judiciário goiano, por dar uma nova face à Justiça de Goiás, em tão curto espaço de tempo”.



Irmandade

“O Ministério Público não é apenas uma instituição, é uma irmandade. Um grupo de homens e mulheres reunidos, não só por um vínculo profissional, mas por laços profundos, criados pelo compartilhamento de um destino comum”, salientou emocionado, o recém-empossado procurador-geral da Justiça, Cyro Terra Peres. Ele exaltou a parceria com o então procurador-geral, Aylton Vechi, e recordou o início de sua trajetória como promotor de Justiça em Goiás, na promotoria de Rio Verde. “Decidi que queria construir a minha história em Goiás. Me apaixonei pelo estado e pela gente hospitaleira e amiga que aqui encontrei”, ressaltou Cyro Terra Peres, que é natural da cidade paulista de Bebedouro.

Cyro Terra, destacou que é a primeira vez que um subprocurador administrativo chega à Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público goiano e homenageou as servidoras e os servidores da casa. “Sintam-se assumindo a Procuradoria-Geral de Justiça junto comigo. Foi o trabalho de vocês que também me trouxe aqui”, agradeceu Cyro Terra.

Durante a cerimônia foi apresentada a exibição musical do coral Vozes da Adufg, seguida de uma mensagem religiosa do bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonato.

Também compuseram a mesa diretiva, a primeira-dama do Estado e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais de Goiás, Gracinha Caiado; o vice-governador do Estado, Daniel Vilela; o presidente da Alego, deputado Bruno Peixoto; o corregedor-geral do MPGO, Aguinaldo Bezerra Lino Tocantins; o secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Vinicius Jacarandá Maciel; o presidente da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), Benedito Torres; o prefeito da capital, Rogério Cruz; o bispo auxiliar da Arquidiocese de Goiânia, Dom Levi Bonato, na ocasião representando o arcebispo Dom João Justino; a reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Angelita Pereira de Lima; a chefe da Procuradoria da República em Goiás, Léa Batista de Oliveira Moreira Lima, na ocasião representando o procurador-geral da República, Augusto Aras; o defensor público-geral do Estado de Goiás, Tiago Gregório Fernandes; a presidente em exercício da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Talita Hayasaki; o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Saulo Mesquita; o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Joaquim de Castro; o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT), Alpiniano do Prado; na ocasião representando o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira.

Membros do colégio de procuradores de Justiça ocuparam lugar de destaque na solenidade, entre eles as procuradoras de Justiça de Goiás Eliete Sousa Suavinha, Dilene Carneiro Freire, Eliane Ferreira Fávaro, Márcia de Oliveira Santos, Orlandina Brito Pereira, Zoélia Antunes Vieira, Ivana Farina Navarrete Pena, Joana D'Arc Corrêa da Silva Oliveira, Estela de Freitas Rezende, Sandra Beatriz Feitosa de Paula Dias, Cleide Maria Pereira, Carla Fleury de Souza e Villis Marra Gomes, bem como os procuradores de Justiça Nilo Mendes Guimarães, Osvaldo Nascente Borges, Wellington de Oliveira Costa, Arquimedes de Queiroz Barbosa e Antônio de Pádua Rios, além do ex-procurador-geral de Justiça de Goiás, Eduardo Abdon.

O procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior; o procurador-geral de Justiça de Santa Catarina, Fernando Comin; o procurador-geral de Justiça de Mato Grosso, Deosdete Cruz Júnior; o procurador-geral de Justiça de Rondônia, Ivanildo de Oliveira, e o procurador-geral de Justiça do Pará, Hamilton Nogueira Salame também prestigiaram a solenidade de posse.

Estavam presentes à solenidade a procuradora-geral do Estado, Juliana Prudente; o procurador-geral de contas junto ao TCE-GO, Carlos Gustavo Silva Rodrigues; o procurador-geral de contas junto ao TCM-GO, Henrique Pandim; os procuradores da República do MPF em Goiás, Helio Telho e Alexandre Moreira Tavares dos Santos;
 o promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, Lindomar Tiago Rodrigues, na ocasião representando o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Paulo Cezar dos Passos, e o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público, Gilclésio Campos.

Ainda compareceram à cerimônia, os deputados estaduais Virmondes Cruvinel Filho, Jamil Calife, Gugu Nader, Amilton Filho, André do Premium, Lucas do Vale, Mauro Rubem, Cairo Salim, Clécio Alves, José Machado, Coronel Adailton, Veter Martins, Eduardo Prado, Paulo Cezar Martins e  Ricardo Quirino, bem como o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Gustavo Corteze Ganga; o corregedor-geral da Defensoria Pública do Estado de Goiás, Lúcio Flávio de Souza; o subdefensor público-geral do Estado para Assuntos Institucionais, Allan Montoni; a subdefensora pública-geral do Estado para Assuntos Administrativos, Mayara Batista Braga; o secretário de Estado de Administração, Francisco Sérvulo; o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Pedro Sales; a subsecretária de Execução da Política Educacional de Goiás, Helena da Costa Bezerra, representando na ocasião a secretária estadual de Educação, Fátima Gavioli; a secretária estadual de Economia, Cristiane Schmidt; o secretário-geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima; o presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran), Delegado Waldir; o secretário de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, Wellington Matos de Lima, e o diretor-presidente da Fundação de Previdência Complementar do Brasil Central, Francisco Jorgivan Machado Leitão.

Também foram registradas as presenças do presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGH) e promotor do Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), Jales Guedes Coelho Mendonça; do presidente do Sindicato dos Advogados do Estado de Goiás (Saeg), Alexandre Ramos Caiado; da presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica em Goiás (ABMCJ-GO), Sônia Caetano; do major Danilo Lopes, representando a Base Aérea de Anápolis; do major Rogerio Paiva Cietto, representando o Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro; da diretora institucional da Associação Goiana do Ministério Público (AGMP), promotora de Justiça Alice de Almeida Freire; do comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), coronel André Henrique Avelar, e do corregedor-geral da PMGO, coronel Francisco de Assis Ferreira Ramos Jubé.

Novo procurador-geral de justiça

Atual subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos do MPGO, Cyro Terra Peres é natural de Bebedouro (SP). Formado em Direito, em 1994,,pela Universidade de São Paulo (USP). Ingressou no MPGO em agosto de 1995, atuando como promotor de Justiça em Niquelândia, Rio Verde, Mozarlândia, Ivolândia e  Rubiataba.

Cyro Terra também assumiu a 67ª Promotoria de Justiça de Goiânia, atuando junto ao Tribunal do Júri entre 2007 a 2016. Ele ainda exerceu a função de promotor de Justiça corregedor entre 2011 e 2015. Em 2016, assumiu a 75ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atuação na área da infância e juventude.

Entre 2017 e 2019, Cyro foi assessor jurídico-administrativo na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais e ocupa, desde 2019,  o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos. Veja galeria de fotos (Texto: Carolina Dayrell / Fotos: Wagner Soares – Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: