O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Carlos França, empossou, nesta sexta-feira (28), dez magistradas e magistrados aprovados no 57º Concurso Público de Juiz Substituto do Estado de Goiás. Eles se juntam aos 52 juízes substitutos empossados no dia 31 de março e passarão a integrar o quadro da magistratura do TJGO. A solenidade de posse foi realizada no auditório da Escola Judicial do TJGO (Ejug), com a participação do vice-presidente do TJGO, desembargador Amaral Wilson de Oliveira; do corregedor-geral, desembargador Leandro Crispim; e do ouvidor do Poder Judiciário, desembargador Jeová Sardinha, que fizeram parte da mesa diretiva da sessão de posse.

O presidente interino da OAB/GO, Thales José Jayme; o procurador-geral de Justiça do Estado de Goiás, Cyro Terra Peres; o defensor- público geral em exercício, Allan Montoni Joos; o diretor da Ejug, desembargador Nicomedes Domingos Borges e a presidente da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo, também compuseram a mesa.

Também estiveram presentes, o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), Paulo Sérgio Rangel do Nascimento; as desembargadoras Sandra Regina Teodoro Reis e Camila Nina Erbetta Nascimento; os desembargadores Luiz Cláudio Veiga Braga, Itamar de Lima, Marcus da Costa Ferreira, Eudélcio Machado Fagundes, Sebastião Luiz Fleury, Jeronymo Pedro Villas Boas (vice-diretor da Ejug) e Fabiano Abel de Aragão Fernandes.


Entrega da prestação jurisdicional com excelência

O chefe do Judiciário goiano, desembargador Carlos França, ao empossar os dez magistrados aprovados no 57º Concurso Público de Juiz Substituto, referendou a dedicada e eficiente atuação da Comissão de Seleção e Treinamento do TJGO, presidida pela desembargadora Beatriz Figueiredo Franco, bem como a Comissão Examinadora do 57º Concurso de Juiz Substituto,  que teve o desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga na presidência. “O empenho dos colegas desembargadores e demais integrantes das duas comissões foi fundamental para o adequado cumprimento de todas as etapas e procedimentos do certame”, avaliou.

“Nós, do Judiciário goiano, estamos vivendo um momento especial com a chegada de 62 novas juízas e juízes, em especial também pela reconhecida atuação da magistratura goiana e de servidoras e servidores que colaboram constantemente para o aprimoramento dos serviços judiciais do Estado”, afirmou Carlos França, que também ressaltou que “as juízas e juízes substitutos chegam em um Poder Judiciário em que a prestação jurisdicional é o foco, sendo que a agilidade e o bom atendimento às partes, à advocacia, à Defensoria Pública e ao Ministério Público são sempre buscados e alcançados”, destacou.



Harmonia e independência

Durante seu discurso, o presidente do TJGO destacou que “os jovens colegas da magistratura goiana têm o compromisso de, ombreados com os mais antigos da carreira e com o corpo funcional, dar continuidade ao avanço do Poder Judiciário goiano”. Ele ainda salientou o papel fundamental da magistratura nacional para a manutenção da democracia no País. “Em Goiás, não é diferente, temos bons e saudáveis relacionamentos com os demais Poderes, mas temos total independência e liberdade para decidir e fazer justiça, o que é garantido pela Constituição Federal”, frisou Carlos França.


Compromisso de posse

A leitura do termo de compromisso foi realizada pela aprovada Giulia Pastorio Matheus. Após o presidente do TJGO declarar as novas juízas e juízes empossadas e empossados, a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara Martins Alves, realizou a leitura do termo de posse. Na solenidade, Carlos França assinou o decreto de lotação de cada empossada e empossado e informou que cada um receberá o decreto.

 

 



Asmego

A presidente da Associação dos Magistrados dos Estado de Goiás (Asmego), juíza Patrícia Carrijo, lembrou da posse dos 52 juízes substitutos no dia 31 de março e completou: “E hoje estamos aqui para selar e completar esse momento com a posse de mais dez novos juízes substitutos, depois de um concurso longo, pois sabemos da dedicação dos novos juízes para chegar nesse momento tão importante como esse da carreira não só de vocês, mas de toda a magistratura goiana. Hoje é um momento de agradecer e celebrar”.




Em nome das empossadas e empossados

Em nome dos empossados, o juiz substituto Heron José Castro Veiga, falou sobre o início de mais uma grande etapa na vida deles e que o momento é a realização de um sonho. “Esse momento pertence muito mais a outros envolvidos. Pertence familiares, amigos, à administração do Tribunal, às autoridades locais e ao cidadão goiano que aguarda a prestação jurisdicional, direito fundamental que temos o dever de assegurar”, salientou.

O empossado destacou que na vida é preciso ter empatia, conhecer as dificuldades do próximo. “O mundo muda de forma rápida, o Judiciário de 2023 não é o Judiciário de 100 ou sequer de 10 anos atrás e nem será o Judiciário da próxima década ou do próximo século. Novos direitos surgem, novos grupos se empoderam, velhas crenças desaparecem. Que todo dia como juízes possamos nos permitir mudar, rever conceitos e perder preconceitos”, completou.



Foram empossados nesta sexta-feira (28): Lucas Carboni Palhares; Heron José Castro Veiga; Giulia Pastório Matheus; Laura Amaro de Marco Fonseca; Ageu de Alencar Miranda; Isabella Luiza Alonso Bittencourt; Marcella Sampaio Santos; Fábio Amaral; Katherine Teixeira Ruellas e André Igo Mota de Carvalho.

 



Presenças

Também estiveram  presentes na solenidade, os juízes substitutos em segundo grau Altair Guerra, Fernando de Mello Xavier e José Carlos Duarte. As juízas auxiliares da Presidência do TJGO, Sirlei Martins da Costa e Marina Cardoso Buchdid; os juízes auxiliares da Presidência do TJGO, Aldo Sabino e Reinaldo de Oliveira Dutra; juízes auxiliares da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás (CGJGO), Gustavo Assis Garcia e Ricardo Dourado; diretor do Foro da comarca de Goiânia, Ricardo Nicoli; a secretária-geral da Presidência do TJGO, Dahyenne Mara; secretária-geral da OAB-GO, Talita Silvério Hayasaki; secretaria-geral adjunta da OAB-GO, Fernanda Terra de Castro; o juiz membro do TRE-GO, Adenir Teixeira Peres Júnior; além de juízas e juízes de primeiro grau; servidores e servidoras do Poder Judiciário; familiares e amigos dos empossados. Veja galeria de fotos (Texto: Bruno Rocha, Carolina Dayrell e Arianne Lopes/ Fotos: Wagner Soares e Gusthavo Crispim- Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: