Sob os auspícios do sol do outono, em 1º de maio de 1874, por decreto do Imperador Dom Pedro II, instalou-se, sob o solo goiano, o então denominado Tribunal da Relação de Goiás, trazendo consigo esperança...

Passados quase um século e meio, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, hoje, ostenta uma história marcada pela suplantação de obstáculos, consolidação de incontáveis projetos, elaboração de notáveis boas práticas e, ainda, por importantes conquistas, que contribuíram sobremodo para o progresso do Sistema de Justiça brasileiro.

Nesse linear, a comemoração do aniversário desta Casa se mostra imperiosa à preservação da memória institucional do Judiciário. Proporciona, outrossim, a possibilidade de revisitar os fatos, de honrar as pessoas que contribuíram para o engrandecimento do Poder Judiciário do Estado de Goiás e de planejar novos caminhos.

Salutar registrar que os 149 anos de existência desta Casa têm por marca indelével a busca incessante da prestação jurisdicional de excelência. Trabalho árduo que conduziu o Tribunal de Justiça de Goiás a um lugar de destaque no cenário nacional, sendo agraciado, inclusive, com o Selo Diamante no Prêmio CNJ de Qualidade 2022.

O Tribunal de Justiça de Goiás, em consonância com a evolução social e tecnológica, tem sido pioneiro na utilização de métodos de gestão eficazes e inovadores, que estão proporcionando, em linhas gerais, a modernização de seu sistema tecnológico; a ampliação do acesso à Justiça; a otimização do trâmite processual; o aprimoramento da justiça consensual; o fortalecimento da democratização das relações institucionais; o aperfeiçoamento da Gestão Administrativa e da Governança Judiciária; a garantia dos Direitos Fundamentais…

Imprescindível evidenciar, ademais, a contribuição da Corregedoria-Geral da Justiça no atingimento de metas e diretrizes consentâneas à finalidade de realizar a justiça, de promover a pacificação social e de aprimorar a prestação jurisdicional.

Nesse dia de celebração dos 149 anos de criação do TJGO e, por uma feliz coincidência, de comemoração do Dia do Trabalhador, salutar reconhecer e felicitar as raízes que sustentam o Judiciário Goiano: magistrados, servidores e colaboradores que se dedicam diuturnamente para a construção e a consolidação desta instituição. Afinal, como bem delineado pela poetisa goiana Cora Coralina, "As raízes que sustentam uma árvore são tão importantes quanto seus ramos".

Em nome da Corregedoria-Geral da Justiça de Goiás, expresso sinceros agradecimentos a todos aqueles que atuam nesta Casa, desenvolvem seu mister com compromisso e lutam por inovação e transformação, plantando “sementes vivas de paz e justiça” (Cora Coralina).

Ciente que: “Apenas se constrói com solidez sobre o passado.” (Thomas Eliot), manifesto homenagens, reconhecimento e gratidão a todos aqueles que passaram por este Tribunal e que com sonhos, suor e ação ajudaram a construir o Judiciário goiano.

Ressalto minha honra de fazer parte desta instituição, cuja história é testemunha de seu desenvolvimento e avanço no compromisso com a justiça e a democracia.

Que possamos seguir trabalhando juntos, com o fito de enobrecer a história do Tribunal de Justiça de Goiás e promover uma prestação jurisdicional efetiva e humanizada!

Desembargador Leandro Crispim 
Corregedor-Geral da Justiça

  •    

    Ouvir notícia: