A frota antiga de veículos do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) foi doada para uma boa causa: a luta contra o câncer. O termo de doação de 200 veículos para a Associação de Combate ao Câncer em Goiás (ACCG) foi celebrado nesta quarta-feira (7) no Fórum Cível de Goiânia, pelo presidente do TJGO, desembargador Carlos França, e o presidente da ACCG, Jales Benevides Santana Filho.

A solenidade contou com a presença do diretor do Foro de Goiânia, juiz Ricardo Nicoli; do diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro; da diretora administrativa, Tatiana Rodrigues Ferreira; da diretora de Planejamento Estratégico e Inovação, Mislene Medrado; do diretor da Divisão de Transportes, Carlos Rocha; do representante do Conselho Deliberativo da ACCG, Elismauro Francisco Mendonça, e da gerente de Relações Institucionais da ACCG, Deuba Assunção.

"Ficamos felizes em participar de atos dessa natureza, na tentativa de ajudar a solucionar problemas da nossa sociedade. Sabemos das dificuldades que as instituições filantrópicas enfrentam. O SUS é um excelente sistema, mas, infelizmente, a demanda pela oncologia tem sido gigante, o que pressiona a capacidade do sistema de atendimento. A sociedade e os poderes, dentro do possível, têm que ajudar nesse sentido. O Poder Judiciário, com essa ação, reconhece e desempenha o seu papel, não só na solução de conflitos, mas também em ter um olhar social que vai além dos processos", salientou o chefe do Poder Judiciário goiano, desembargador Carlos França.

O presidente do TJGO ainda ressaltou que os veículos foram úteis ao Poder Judiciário, mas que, ultimamente, se tornou economicamente inviável mantê-los. "Nós teríamos que vendê-los ou leiloá-los. Mas decidimos doar para a Associação de Combate ao Câncer, que desempenha esse excelente trabalho em Goiás. Após esses veículos serem leiloados, os recursos serão direcionados para uma finalidade relevante e urgente, que é essa luta contra o câncer", pontuou Carlos França ao agradecer a participação do desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga que, inicialmente, solicitou em nome da ACCG a audiência para tratar do assunto, e também do trabalho desenvolvido por toda a equipe do diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro, no processo de doação dos veículos.



Parcerias são essenciais
O presidente da Associação de Combate ao Câncer em Goiás, Jales Benevides (foto acima), por sua vez, afirmou que ficou sensibilizado com o gesto do Tribunal de Justiça ao fazer a doação dos veículos. "O Hospital Araújo Jorge trata de pacientes com câncer há 67 anos. São pessoas da capital, interior de Goiás e até de outros estados. Cerca de 93% do nosso atendimento geral é feito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), que é um sistema muito bom, mas que não cobre toda a integralidade do tratamento oncológico. Então, as parcerias com a sociedade e com o poder público são essenciais para realizarmos um atendimento de excelência. Em nome de todo o corpo funcional do hospital, agradecemos esse gesto do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás", ressaltou, ao afirmar que o dinheiro arrecadado com a venda dos veículos será destinado para assistência, compra de equipamentos e insumos.

Critérios

O diretor-geral do TJGO, Rodrigo Leandro (foto abaixo), explicou que a doação somente foi possível após o TJGO promover uma detalhada avaliação dos veículos, cuja conclusão apontou que as despesas de manutenção dos vários automóveis seriam em muito superiores aos benefícios que eles trazem para a atividade-fim do Poder Judiciário do Estado de Goiás. Ele destacou a seriedade do procedimento adotado em casos de doação de bens no Tribunal de Justiça e reafirmou que "diante da importância em se ter parcerias e contribuir com a finalidade social das instituições que prestam um bom serviço de interesse público, o TJGO tomou a decisão de fazer essa doação. A causa do hospital do câncer é extremamente nobre, é o atendimento às pessoas que estão passando por um momento de muita dificuldade, e ficamos felizes em poder fazer essa contribuição para a Associação de Combate ao Câncer".

 Veja galeria (Texto: Karinthia Wanderley - fotos: Acaray Martins - Centro de Comunicação Social do TJGO)

  •    

    Ouvir notícia: